Search
quinta-feira 16 maio 2024
  • :
  • :

Fraude contra IPE tem registro de 1,2 mil exames de um só paciente

Cobranças foram replicadas no período de um ano, segundo promotor João Afonso Beltrame

Promotor João Beltrame explicou como funcionava esquema criminoso | Foto: Henrique Massaro / Especial / CP

Promotor João Beltrame explicou como funcionava esquema criminoso | Foto: Henrique Massaro / Especial / CP

A suposta fraude milionária contra o IPE-Saúde é investigada pelo Ministério Público (MP) pela operação Examinação. O promotor-coordenador do Gaeco Saúde, João Afonso Beltrame, relatou que o MP encontrou dentro do esquema o registro de mais de 1,2 mil exames de um só paciente no período de um ano.

“Nós temos um caso em que houve 1.247 exames de um só usuário. A pessoa tem inúmeros exames de sangue, o que daria 70 ou 80 por mês. Isso chamou a atenção do IPE, que nos procurou para que a gente chegasse a essas conclusões”, destacou Beltrame.

Beltrame explicou que a fraude começava quando um paciente ou usuário do IPE procurava um laboratório credenciado após ter feito uma consulta com seu médico de confiança. “Com a requisição, ele chegava ao estabelecimento e passava o cartão na máquina e digitava a sua senha. Os funcionários da empresa, que são os nossos suspeitos, pegavam as senhas e anotavam. Com o número do cartão, os servidores replicavam os exames centenas de vezes, executando várias cobranças do IPE”, explicou.

O promotor do Gaeco disse que o MP vai trabalhar em duas frentes nas próximas semanas após a investigação. “Vamos analisar a documentação apreendida e os dados de informática que recebemos, além dos celulares que foram encontrados. Na outra frente, vamos trabalhar com a massa de dados enviada pelo IPE, referente a 2012 a 2017, até para ver se isso não está acontecendo em outros lugares. Vamos buscar o patrimônio dessas pessoas para ressarcir o erário”, acrescentou.

Correio do Povo




error: Content is protected !!