Search
sábado 25 maio 2024
  • :
  • :

Nível do Guaíba estabiliza, mas enchente pode durar até início de junho

Nível do Guaíba estabiliza, mas enchente pode durar até início de junho

A previsão é da MetSul

Nível do Guaíba subiu durante o dia desta terça-feira – Foto: Giulian Serafim / PMPA
O nível do Guaíba apresenta sinais de estabilização nesta desta terça-feira. No começo da noite, a medição na régua do Cais Mauá indicava 5,22 metros, abaixo do pico superior a 5,30 metros do começo do mês. Entre esta quarta e quinta-feira, passará a ser de recuo. Isso vai acontecer porque o pico de vazão se deu na segunda-feira e o vento Sul passou a ser mais fraco.
A máxima vazão do Rio Taquari, segundo principal contribuinte do Guaíba, alcança Porto Alegre via de regra 24 horas a 30 horas após o pico em Lajeado. Como o máximo no vale foi na segunda ao amanhecer, o máximo da vazão do Taquari no delta do Jacuí foi ontem. Há ainda o Rio Jacuí, maior afluente, que, pelas imagens de satélite de hoje, estava muito alto em grande parte de sua extensão, até o Centro do Rio Grande do Sul. Sua vazão muito acima do normal manterá o Guaíba alto.

A MetSul prevê que a enchente pode durar mais tempo, podendo chegar até o início de junho. Isso deve-se ao nível muito alto do Guaíba, que chegou, nesta terça-feira, por exemplo, a estar 3,22 metros acima da cota de cheia e 2,22 metros acima da cota de transbordamento.Para piorar, o RS ainda vai ter que lidar com dias chuvosos nesta segunda metade do mês. Muitos dias, também no restante do mês, terão vento Sul, o que gera represamento e contribui para manter o Guaíba elevado; e ainda o nível da Lagoa dos Patos está por demais elevado, o que vai se manter e torna o recuo muito mais lento.

FONTE Correio do Povo




error: Content is protected !!