Search
sábado 25 maio 2024
  • :
  • :

SORIGS oferece atendimento oftalmológico gratuito às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

SORIGS oferece atendimento oftalmológico gratuito às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Em uma iniciativa social frente ao momento de calamidade do Estado, a Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (SORIGS) mobilizou seus membros oftalmologistas, professores de universidades públicas e privadas, bem como médicos residentes e acadêmicos de medicina para oferecer atendimento oftalmológico gratuito às famílias atingidas pelas enchentes, em uma ação que se estende desde Porto Alegre até o interior.

Além dos esforços concentrados nos abrigos improvisados, os oftalmologistas abriram as portas de seus consultórios para acolher a população afetada, proporcionando consultas e exames oculares completos .

O objetivo principal dessa iniciativa é fornecer cuidados de saúde ocular com prescrição de óculos e medicamentos perdidos na enchente sem custo algum para os pacientes.
Para tal, foram firmadas parcerias com fabricantes de lentes como Hoya e Essilor, assim como redes de ópticas gaúchas como Foernges e Coliseu que ofereceram não só armações como as lentes e seus profissionais para o devido aviamento das receitas.

“Reconhecemos a urgência e estamos agindo rapidamente, direcionando nossos recursos humanos e técnicos para fornecer atendimento básico de saúde ocular as comunidades atingidas com dezenas de médicos especialistas voluntários” destaca Bruno Schneider, presidente da SORIGS.

A organização dos postos, atendimentos, bem como a escala dos médicos, é coordenada pela diretora da entidade, Patrícia Ioschpe Gus, que também faz a articulação junto a Famed da UFRGS, que está cedendo equipamentos para os exames nos abrigos, assim como outras instituições filantrópicas com a intermediação do também diretor da SORIGS , Dr. Jean Fogaça.

Há de se destacar o amplo envolvimento dos serviços de formação de médicos oftalmologistas como Hospital de Clínicas, Hospital Banco de Olhos, Hospital São Lucas, assim como clínicas oftalmológicas privadas, numa grande corrente do bem.

O intuito da proposta é ajudar a restaurar a saúde visual das pessoas, mas também demonstrar o compromisso e a solidariedade da comunidade oftalmológica e acadêmica do Rio Grande do Sul diante de momentos desafiadores.

Segundo a sociedade, muitas vezes, frente aos diversos desafios trazidos pelas enchentes, a perda de óculos ou interrupção de tratamentos pode agravar ainda mais o sofrimento da população atingida. Portanto, nesse sentido, é fundamental o suporte gratuito a todos para poderem olhar para o horizonte e vencer os desafios.

“Muitas vezes os pacientes perderam seus óculos ou seus medicamentos e estão sem enxergar, então saímos até com nossos próprios veículos para buscá-los nos abrigos e trazê-los às nossas clínicas, a fim de acelerar esse atendimento. O momento é de união de esforços, ninguém pode ficar sem a devida atenção”, destaca Marcos Brunstein, diretor da SORIGS.




error: Content is protected !!