Search
sábado 12 outubro 2024
  • :
  • :

Deputada do PSol quer que ministro do TCU explique, na Câmara, áudio vazado sobre situação política do Brasil

Fernanda Melchiona classificou como “golpista” fala que ministro do TCU enviou a amigos pelo WhatsApp

Foto: Câmara dos Deputados / Divulgação

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSol-RS) protocolou, nesta segunda-feira, um requerimento para que o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, compareça à Câmara dos Deputados a fim de explicar as insinuações feitas em áudios vazados pelo WhatsApp sobre a possibilidade de um golpe de Estado no Brasil.

A parlamentar considerou inadmissível a participação de um ministro do TCU em uma  conspiração, na qual ela classificou como “golpista”. Além disso, Melchiona destacou, por meio de nota, que as declarações de Nardes são “absolutamente incompatíveis com a Constituição Federal, violam as liberdades democráticas e desrespeitam o resultado das urnas”.

Os requerimentos foram encaminhados à Comissão de Constituição e Justiça, à Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e ao plenário da Casa. Além disso, a bancada do PSol na Câmara também protocolou uma representação na Corregedoria do TCU contra o ministro.

Ainda no domingo, quando o áudio com as declarações de Nardes – direcionado a um grupo de amigos no WhatsApp – vazaram, ele afirmou, também por meio de nota, que “foi mal interpretado e que repudia manifestações golpistas e antidemocráticas”.

No áudio, o ministro afirmou que “há um movimento muito forte nas casernas” e que deve ocorrer um “desenlace nos próximos dias”, em alusão à situação política do país.

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) e integrante da equipe de transição do governo, deputada federal Gleisi Hoffmann, disse que o áudio é “grave”.

Até o fechamento desta reportagem, o TCU não havia se manifestado sobre o conteúdo do áudio do ministro.

Everton Calbar / Rádio Guaíba



error: Content is protected !!