Search
domingo 19 maio 2024
  • :
  • :

Prática de esportes requer cuidados especiais com a saúde ocular no verão

Prática de esportes requer cuidados especiais com a saúde ocular no verão

Esta época do ano é bastante convidativa para a prática de esportes ao ar livre tanto na água, quanto na areia. Ambas as situações exigem cuidados específicos com a saúde ocular, devido aos riscos de danos à visão que muitas vezes podem ser graves. A Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (Sorigs) reforça a importância de realizar cuidados básicos para evitar problemas que muitas vezes podem ser irreversíveis.

“Há uma série de cuidados que o verão exige para manter a saúde ocular. Em caso de entrada de areia nos olhos, por exemplo, é necessário lavá-los bem, seja com água, ou com colírio lubrificante. É indicado também o uso de óculos com filtro ultravioleta”, destaca o presidente da Sorigs, Bruno Schneider.

No dia 16 de março, haverá evento virtual coordenado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o qual conta com a parceria da Sorigs. A campanha Visão no Esporte tem como objetivo esclarecer a população sobre cuidados oculares na prática de esportes.

Principais problemas oculares e cuidados:

Areia: ao entrar nos olhos, os grãos de areia podem alojar-se por baixo das pálpebras e gerar abrasões na córnea. O uso de óculos solares, além de proteger contra a radiação ultravioleta, também protege contra a entrada de areia.

Calor: contribui para o ressecamento ocular. Dias quentes e ventosos podem intensificar a sensação se olho seco naquelas pessoas que já possuem a condição. O uso de colírios lubrificantes nesse caso é fundamental para o conforto dos olhos.

Exposição prolongada ao sol:
Pode gerar ceratite (inflamação da córnea e lesão na conjuntiva) devido ao dano pela radiação ultravioleta. A exposição repetida aumenta a chance de degeneração da retina, catarata e até mesmo câncer na região dos olhos.

Lentes de contato: o mau uso de lentes no período do verão pode levar a infecções graves na córnea. A ceratite infecciosa secundária ao mau uso de lentes é uma importante causa de transplante de córnea e até mesmo perda da visão. É importante nunca utilizar as lentes de contato para mergulhar tanto em piscinas, quanto em lagos ou no mar. Uma opção interessante para os portadores de graus mais elevados é o uso de lentes de contato de descarte diário.

Para aqueles que optam por usar aquelas que não são descartáveis, o presidente da Sorigs(Dr Bruno Schneider,foto ) sugere alguns cuidados importantes.

“As lentes de contatos rígidas são as mais seguras para evitar infecção, elas são feitas sob medida de acordo com a curvatura da córnea do paciente, e são a opção mais saudável entre as lentes que podem ser reutilizadas. ”, comenta Schneider.

Fonte: Sorigs




error: Content is protected !!