Search
segunda-feira 20 maio 2024
  • :
  • :

Comissão da Câmara aprova Moção de Repúdio contra soltura de criminoso que baleou policial em Rio Grande

Comissão da Câmara aprova Moção de Repúdio contra soltura de criminoso que baleou policial em Rio Grande

Deputados federais também aprovaram o envio do caso ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Foto: PL/Divulgação
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta terça-feira, uma Moção de Repúdio contra a decisão da juíza Paula Cardoso Esteves, que determinou a soltura de Anderson Fernandes Lemos.
O traficante, de 40 anos, baleou uma policial civil com um tiro na cabeça, em abril do ano passado, durante uma operação em Rio Grande, no litoral Sul.

O autor da moção, deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS), ressaltou que a soltura do criminoso trouxe uma mensagem negativa à sociedade.

“Magistrados podem muito, mas não podem tudo. Numa democracia, todos devem respeito às leis. Essa soltura trouxe uma mensagem muito negativa à sociedade brasileira, soando como uma espécie de deboche.”

A Comissão de Segurança Pública da Câmara também aprovou o envio do caso ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para que a situação seja apurada no âmbito administrativo-disciplinar. Dessa forma, a juíza fica sujeita a sanção disciplinar.

Nesta quarta, agentes da segurança pública vão promover manifestações contra a decisão judicial. Conforme o presidente do Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia Civil do RS (Ugeirm), em Rio Grande o ato vai ocorrer em frente ao prédio da 1ª Vara Criminal.

A policial baleada, que chegou a ficar internada em coma induzido, sofreu danos permanentes por conta do disparo, que a impedem de trabalhar.

Já o Ministério Público anunciou, na sexta-feira, que interpôs recurso para reformar a decisão e levar o traficante a júri popular, sob acusação de seis tentativas de crime doloso contra a vida.

FONTE Rádio Guaíba



error: Content is protected !!