Search
quarta-feira 11 dezembro 2024
  • :
  • :

Vitória de Trump gera cautela, temor, comemoração e expectativas no mundo e no Brasil

Vitória de Trump gera cautela, temor, comemoração e expectativas no mundo e no Brasil
De todos os lados ideológicos, manifestações, positivas e negativas, foram feitas após a eleição do novo presidente dos Estados Unidos

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, o Salão Oval e texto

Foto: Jim Watson / AFP / CP

Eleição do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, gerou reações diversas no Brasil e no mundo A vitória de Donald Trump nos Estados Unidos teve repercussões imediatas e distintas em todo o globo. No Brasil, o presidente Lula foi rápido em se manifestar, parabenizando Trump e destacando a democracia e a importância de diálogo e trabalho conjunto mundialmente.No Planalto, porém, o clima é de apreensão. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao comentar a vitória, afirmou que o mundo amanheceu mais tenso. Ele ponderou, no entanto, que as práticas costumam ser mais brandas que os discursos políticos.Se por um lado o clima é de atenção no Brasil, de outro é de pura euforia e alegria. Caso do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus aliados. Considerando este grupo, a eleição de Trump não está apenas sendo comemorada. A vitória, que aliás, foi expressiva e garantida não apenas na obtenção do número majoritário de delegados estaduais, mas também matematicamente, na quantidade de eleitores, e ainda no Congresso, certamente terão impacto por aqui.

Para o governo Lula, para os planos de Bolsonaro e, claro, para a corrida pela presidência da República. A publicação de Bolsonaro escancara as expectativas. Resumidamente, ele afirmou que o mundo testemunhou o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro, que enfrentou um processo eleitoral brutal em 2020 e uma injustificável perseguição judicial, e que se reergueu. O ex-presidente, que está inelegível, disse que Trump, contra tudo e todos, voltará à presidência para completar sua missão.

Destacou ainda que o triunfo é histórico e que reacende a chama da liberdade, da soberania e da autêntica democracia fortalecendo a direita e conservadores em outros países. “Que a vitória de Trump inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho… talvez, em breve, Deus também nos conceda a chance de concluir nossa missão com dignidade e nos devolva tudo o que foi tirado de nós”, diz trecho da manifestação de Bolsonaro, que não fala apenas de Trump, mas dele próprio.

Bolsonaro recebe Melo em Brasília

Prefeito reeleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) se reuniu com Jair Bolsonaro, em Brasília. Melo está cumprindo agendas desde a noite de terça-feira na Capital Federal. O encontro foi intermediado pelo presidente do PL em Porto Alegre, deputado federal Luciano Zucco. O prefeito agradeceu o apoio na eleição.

Sebastião Melo, Jair Bolsonaro e Luciano Zucco em Brasília Sebastião Melo, Jair Bolsonaro e Luciano Zucco em Brasília | Foto: Mateus Raugst / PMPA / CPO sorriso estampado no rosto de Bolsonaro (foto) se deve à vitória de Trump, que também foi pauta na conversa, além da análise sobre as eleições municipais e as projeções para a disputa de 2026 no Brasil. Melo retornará a Porto Alegre na sexta-feira.

Em tempo: apesar de o PL ser parceiro de chapa, com Betina Worm, e aliado de primeira hora, neste e no próximo governo, Bolsonaro não participou efetivamente da campanha de Melo. Em parte, pela estratégia eleitoral do emedebista, de não nacionalizar o debate.

Correio do Povo




error: Content is protected !!