Máximas seguem escaldantes como foram as do Natal, acima dos 35°C
Uma massa de ar muito quente permanece sobre o Rio Grande do Sul neste início de semana e traz mais uma jornada de temperatura muito elevada com tarde escaldante em vários pontos. Corrente de jato (vento) em baixos níveis traz ar aquecido para o Estado e estimula fortes áreas de instabilidade nesta segunda-feira.
O sol aparece com nuvens na maioria das regiões, mas algumas áreas como o Sul e parte do Oeste devem ter mais nuvens com chance de chuva já cedo. Nas demais regiões, o calor vai gerar chuva localizada mais da tarde para a noite. Há risco de temporais isolados com granizo e vendavais.
As mínimas rondam os 18°C em São José dos Ausentes e em Vacaria. As máximas, por sua vez, pode chegar a 37°C em Santa Cruz. Em Sarandir, os termômetros variam entre 21°C e 32°C. No Litoral Norte, os picos de calor rondam os 30°C.
O Rio Grande do Sul teve um dia de Natal escaldante, com máximas acima de 35ºC em várias regiões: Uruguaiana (38,6ºC), Santa Rosa (37,1ºC), São Gabriel (37,1ºC), Itaqui (36,9ºC), São Leopoldo (36,7ºC), Porto Alegre (36,5ºC), Três de Maio (36,0ºC), Quaraí (35,8ºC), Teutônia (35,7ºC), Alegrete (35,4ºC) e Santa Maria (35,1ºC). Sol forte e calor garantiram ótimo dia na praia.
Esta semana deve ter muito mais chuva que a última no Rio Grande do Sul, quando a grande maioria das cidades teve pouco ou nada de chuva, ante a natureza muito localizada das pancadas rápidas. Modelos divergem sobre a distribuição regional das precipitações, mas todos coincidem em indicar cenário de maior instabilidade com chuva mais frequente e volumosa.
Alguns modelos indicam mesmo um cenário de altos acumulados de chuva em várias regiões do Estado no decorrer desta semana, especialmente entre a tarde e noite de terça e na sexta-feira.