Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Sarandi – Sessão Solene Alusiva aos 100 Anos da Imigração Italiana

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, mesa e área interna

Legislativo Sarandiense realiza Sessão Solene Alusiva aos 100 Anos da Imigração Italiana em Sarandi.

No dia 17 de Junho de 2019, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Sarandi, reuniram-se os nobres Edis para a realização da Sessão Solene alusiva aos 100 Anos da Imigração Italiana em nosso Município. A Mesa Diretora dos trabalhos da referida sessão ficou assim composta: Presidente do Legislativo Alex Rodrigues, 1º Secretário Sr.Airton Ortiz, Prefeito Municipal Sr.Leonir Cardozo, Sra. Mirtes Canova Cortese/Presidente da ASSOCRI, Sr. Lenomar Alves de Jesus/Assessor do Dep.Eduardo Loureiro.
Esta justa homenagem aconteceu devido o requerimento n.º 043/2018 de autoria dos Vereadores da Bancada do PDT, Srs.Wilmar Azeredo, Rudimar Signor, Erni Maciel da Silva, Denise Gelain, recebendo total apoio dos colegas Alex Rodrigues e Airton Ortiz. O apoio dos demais vereadores foi unânime. A emocionante homenagem aconteceu na 23ª Sessão de 2019 .Foi entregue uma Placa de homenagem, pelo Presidente do Legislativo Sr. Alex Rodrigues e pelos Vereadores Proponentes da merecidíssima homenagem, a Sra.Mirtes Canova Cortese na companhia dos demais integrantes da Etnia Italiana e do Coral Gira L’Amore.
Cada Líder de bancada prestou sua homenagem aos descendentes de imigrantes Italianos presentes na referida sessão. O Ver. Paulo Colett falou em nome da Bancada do PP.O Presidente Alex cumprimentou a todos em especial dona Ivânia Scheibe e mencionou que foi na gestão do então Prefeito Municipal Sr.João Carlos Scheibe, que foi cedido o terreno para a construção de algo que ficará eternizado em nossa comunidade, disse a dona Ivânia para sentir-se honrada pelo grande trabalho que o Sr.João Carlos Scheibe realizou por nossa comunidade. Proseguiu a sua homenagem,agradecendo os vereadores da Bancada do PDT por este importante ato no qual também faz parte.Diz que o Legislativo de Sarandi Parabeniza por esta tão importante data,e agradece pelos seus antecessores que iniciaram esta cidade,ajudou a comunidade que é hoje,além de ser hospitaleira é empreendedora ao extremo,agradece e parabeniza aos imigrantes por terem deixado Sarandi lindo e organizado para que nossa geração hoje possa fazer o nosso trabalho.
O Presidente oportunizou ao Líder da Bancada do PDT e proponente da homenagem Vereador Wilmar Azeredo,para se reportar sobre o ato solene. Wilmar Azeredo por sua vez cumprimentou a Mesa Diretora e a todos os presentes. Agradeceu aos companheiros do PDT a confiança em sua liderança, cumprimentou e agradeceu também os demais vereadores por terem votado favorável ao requerimento desta linda homenagem. Saudação especial os integrantes da Etnia Italiana que aqui está nesta noite. Em sua fala diz sermos hoje privilegiados, por podermos homenagear de maneira simples porém singela a estes homens e mulheres descendentes de imigrantes italianos que nos honram com suas presenças. Menciona que a imigração começou em meados de 1880,quando muitas pessoas viam no Brasil uma oportunidade. Saindo da região norte da Itália, homens, mulheres, jovens e crianças com muitos sonhos a realizar em busca de oportunidades, e viam no Brasil esta oportunidade, chegaram ao Rio de Janeiro, São Paulo, longas viagens de navios, muitos saíram da Itália e não conseguiram chegar ao Brasil, e muitos que aqui chegaram tiveram que deixar para trás em alto mar parentes, devido as enfermidades que foram assolados durante a viagem, a história assim relata, muitos sonhos foram interrompidos durante a viagem e não conseguiram chegar ao Brasil, e graças a Deus muitos conseguiram aqui chegar, vindos para a região Sul do Brasil, vieram receber suas terras na serra gaúcha. Homens e mulheres que desbravaram, hoje chamas das as velhas colônias, Bento Goncalves, Caxias do Sul, Garibaldi, e esta região. Para a nossa felicidade em 1919 um grupo dirigiu-se para Sarandi. Aqui foram mencionado inúmeros sobrenomes de pessoas que fizeram a história de Sarandi, e junto com eles trouxeram a vontade de trabalhar, conhecimento, ferramentas, trouxeram em seus corações muitos sonhos para aqui realizarem.
Se hoje temos indústria, comércio e agricultura forte, nós devemos muito aos descendentes italianos, que vieram trabalharam, desbravaram esta terra, enfrentando animais bravos e peçonhentos, muitas dificuldades, mas junto com eles trouxeram alegria, muitas habilidades para trabalhar como carpinteiros, pedreiros, enfermeiros, veio junto o Padre Eugênio Medicheski trazendo a palavra de Deus, a fé o ânimo, esperança e certeza que com muito trabalho e esforço iriam conseguir chegar no seu objetivo, e aqui estão os descendentes destas famílias que desbravaram nosso município, e certamente temos a certeza que futuramente muitos descendentes de vocês, vão poder se orgulhar do seus avós, de seus pais, tios, assim como hoje vocês se orgulham de seus ancestrais que já não estão mais entre nós, mas vocês estão aqui trazendo alegria, cultura e renovando a cada dia as lembranças de seus antepassados que deixaram na Itália, trouxeram cultura, ética, gastronomia, e trouxeram a alegria do cântico para nós, agradece a todos os ouvintes, fala de sua alegria em poder indicar que esta sessão desta noite se realizasse aos presentes a oportunidade de poder fazer parte desta homenagem, conclui dizendo “a alegria é nossa e a festa é de vocês”.
Em ato contínuo, o Presidente deferiu a palavra aos vereadores Claudinor Lorini/Líder da bancada do PT, ao Ver.Paulo Colett da Bancada do PP, na sequência dos trabalhos, falaram o Vereador Edson Tadeu Cezimbra/Líder da Bancada do MDB, Lenomar Alves de Jesus/Assessor do Deputado Estadual Eduardo Loureiro, Sr.Leonir Cardozo Prefeito Municipal e a Sra.Mirtes Canova Cortese.
O Presidente Alex Rodrigues, concedeu a palavra Sra. Mirtes Canova Cortese que proferiu seu discurso em agradecimento pela honrosa homenagem que os descendentes de Italianos receberam dos Nobres Edis
Discurso proferido por Mirtes Canova Cortese, presidente da Associação Cultural Regional Italiana Gira L´Amore, de Sarandi, em sessão solene do Legislativo Municipal que presta homenagem à Entidade, por ocasião das comemorações dos 100 anos de Imigração Italiana em Sarandi.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, vereador Alex Antônio Rodrigues. Em sua pessoa saudamos os demais vereadores desta Casa Legislativa. Excelentíssimo Senhor Leonir Cardoso, MD Prefeito Municipal . Cumprimentamos também as demais autoridades e convidados já mencionados no protocolo. Prezados colegas, integrantes da Etnia Italiana Gira L´Amore . Prezados colegas, integrantes do Coral Anima Italiana .
Senhores e senhoras .
No ano em que se comemoram os 100 anos da imigração italiana em nosso município, a Associação Cultural Regional Italiana Gira L´Amore de Sarandi, sente-se honrada e tomada de orgulho com a deferência distinguida à entidade pela Câmara Municipal de vereadores, deferência essa traduzida por esta sessão solene. Mas a história da imigração italiana começou bem antes, na segunda metade do século XIX, quando a Itália sofria modificações sociais e políticas. Como consequência, muitos agricultores perderam suas terras e artesãos ficaram sem trabalho. O governo brasileiro da época, preocupado em povoar e colonizar o território do RS, intermediou a vinda de imigrantes alemães, e, posteriormente, de italianos. A imigração, para os povos da península italiana, não foi uma opção, foi questão de sobrevivência, pois, como dizia o “apóstolo dos imigrantes Monsenhor Scalabrini, para um migrante Pátria é a terra que lhe dá o pão”. Na Colônia Velha já Citadas, fixou-se a primeira geração de imigrantes. As gerações seguintes, expandiram-se para o noroeste do Estado, Planalto Médio e Alto Uruguai.
Registros históricos narram que, em 1918, a firma colonizadora Gomes, Schering, Sturm e Cia, iniciou a colonização da segunda sede do Distrito de Sarandi, vendendo os lotes aos que aqui chegavam, imigrantes italianos, principalmente. Esta firma era composta por Armínio da Silva, Jacinto Gomes, Ivo Ferreira, Ignacio Giordani, João Tesser, Paulo Dall´Oglio, Miguel Ortolan, Pe. Eugenio Medicheschi. No dia 03 de março de 1919, chegaram os primeiros moradores. Entre eles estavam Francisco Cenci (agricultor), João Cenci (sapateiro), Alessio Castelli (hoteleiro), João Piccini (comerciante). E assim foram chegando nossos avós e bisavós, cujos sobrenomes deixaremos de mencionar para não cometer algum esquecimento. Vindos das antigas colônias, de carroça ou a cavalo, numa viagem heroica, abrindo picadas, trazendo as famílias e os poucos pertences, trazendo até a vaca de leite para alimentar as crianças, aqui chegaram, onde havia tudo por fazer. Desde derrubar o mato para cultivar a terra e dela retirar o sustento. Construíram casas, instalaram usinas hidroelétricas, serrarias e moinhos de milho e trigo. Abriram casas de comércio, instalaram carpintarias, ferrarias, sapatarias e alfaiatarias, mas não se esqueceram da fé, e já em 1920, foi construída a primeira capela do distrito, na atual Rua Paulo Dall´Oglio. Enfim, juntamente com povos de outras etnias, ajudaram a alavancar o progresso desta terra. Pensemos neles e reverenciemos sua memória. Cada nome, uma história; cada nome, um exemplo de honradez, de amor ao trabalho, de coragem e de pioneirismo.
É por isso que nós, da Etnia Italiana Gira L´Amore, entidade que procura resgatar as raízes e manter vivo o legado de nossos antepassados, imigrantes italianos, dirigimos, emocionados, um agradecimento especial ao excelentíssimo senhor vereador Vilmar Azeredo, autor do projeto de indicação desta homenagem, e que foi prontamente aprovada por todos os seus pares, os excelentíssimos senhores vereadores. A eles, nossos calorosos agradecimentos. Este evento, certamente, será um marco na história da nossa Entidade. E, agradecendo a presença de todos, o que muito nos honra, lembremos de alguns versos da canção em “talian”, a língua de nossos antepassados: “Bisogna ricordarse dei nostri bisnoni, che grazia a lori ancoi noi semo qua”. Traduzindo: “É preciso que lembremos, que recordemos de nossos antepassados, porque, graças a eles hoje estamos aqui, ocupando o lugar que nos cabe na História.
Tante grazie a tutti!
Por fim, o Presidente agradeceu a todos pela presença, convidou a todos para ser por em pé em sinal de reverência e acompanharmos a execução do Hino do Município de Sarandi. Conforme o art.89 do RI encerrou-se os trabalhos da referida sessão.
Divulgação:

 

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e área internaA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e sapatosA imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

 




error: Content is protected !!