Representantes da Secretaria de Saúde participam na capital do estado de reunião avaliativa da situação do Aedes Aegypti no RS
No dia 25 de setembro, o Secretário Municipal de Saúde de Sarandi Gilmar Picollo, a Coordenadora de ações da Vigilância em Saúde, Juliete Demarco e a Fiscal Sanitária, Taísa Potrick estiveram participando de uma reunião de avaliação da situação do Aedes Aegypti no Rio Grande do Sul.
O evento ocorreu em Porto Alegre e foi organizado pelo CEVS (Centro Estadual De Vigilância Em Saúde), evento que faz parte do Programa Estadual De Vigilância E Controle Do Aedes Aegypti do Estado do Rio Grande do Sul.
Na oportunidade foi apresentado um diagnóstico geral da situação das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, a situação está preocupante para todo o nosso estado. Cabe ressaltar que Sarandi apresenta situação mais preocupante, devido aos números de casos confirmados em 2019.
É de extrema importância que a sociedade saiba que o Aedes Aegypti é o mosquito transmissor não somente da dengue e sim da zika, chikungunya e da febre amarela, doenças que podem levar ao morte. Nos últimos meses no RS, ocorreram óbitos causados pela Dengue, doença esta, que não possui vacina, então a única forma de prevenir é não deixando água parada.
Portanto fica a alerta a toda população. Todos devem fazer a sua parte, eliminando todos os depósitos possível de acumulo de água.
Confira uma lista de ação de prevenção:
* Manter piscinas tratadas o ano inteiro.
* Mantenha as calhas sempre limpas;
*Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
* Mantenha lixeiras bem tampadas;
* Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
* NÃO coloque pratos de baixo de vasos de plantas, se caso for colocado coloque areia nele;
* Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
* Limpe ralos e canaletas externas;
* Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
* Tampe os tonéis e caixas d’água de acordo.
Cabe ressaltar que as visitas dos agentes de endemias de Sarandi, estão sendo realizadas com mais frequência nas residências, portanto receba-os.
Decom – P.M.Sarand