CARAVANA DA ALEGRIA: Inovação como prática leitora
Projeto passou a fazer parte do MAPA DE BOAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DO RS, através da Fundação Mauricio Sirostky Sobrinho
Na quinta-feira, dia 21, um importante ato comemorativo foi realizado na Escola Milton Alves de Souza, em virtude da inclusão do projeto “Caravana da Alegria”, no Mapa de Boas Práticas de Educação do RS, sendo uma atitude cultural da Fundação Mauricio Sirostky Sobrinho.
O ato contou com a participação do Vice-Prefeito Glauber Kunzler, a Coordenadora Geral da Secretaria de Educação Marcia Beckmann e Coordenadora Adjunta Beatriz Gehlen, o Secretário de Administração Sidnei Piccini, da Diretora da Escola Magda Tomedi, a coordenadora do supracitado projeto Mara C. Destri, bem como diretoras e diretor de escolas da rede municipal, professores e alunos que fazem parte da caravana. Todas as autoridades na ocasião, salientaram a dedicação da direção e professores da escola, em especial, o trabalho realizado pela coordenadora Mara, bem como o empenho dos alunos.
A Caravana da Alegria, é um grupo de contadores de histórias, formado por alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Milton Alves de Souza. O grupo surgiu em 2009, na Biblioteca da escola com o objetivo de despertar nos alunos o prazer de ler, ouvir e contar histórias, declamar poesias resgatando assim a arte de “encantar o outro’, através da narração oral a qual exige, muita leitura, criatividade, postura, entonação, fruição, fluência no ato da contação de histórias.
A Caravana da Alegria foi crescendo e a cada ano se renova, sendo em 2011 o ano em que realmente se fortaleceu com os encontros semanais na Biblioteca. Os alunos, juntamente com a professora coordenadora do projeto, professora e bibliotecária, Mara C. Destri, escolhem as obras literárias a serem lidas, e se preparam para realizarem a contação de histórias na escola, na comunidade e em outros municípios.
A biblioteca da escola tem uma grande importância na realização e no sucesso do projeto. É neste espaço em que acontece os encontros entre alunos, professora e livros de diversos gêneros literários. Assim, nos nossos encontros, são pontuados com ler, ouvir e contar histórias.
Segundo a professora: “Continuamos a lutar pela busca da formação de leitores que valorizem o texto literário e que se proponham a realizar práticas leitoras multimídiais, interagindo com distintos materiais de leitura e com diferentes linguagens apresentados em suportes os mais variados. Somente a leitura em quantidade resulta numa qualidade de leitura. (Prof. Dr. Tania Mariza Kuchenbercker Rösing).
Na semana passada, este projeto foi escolhido dentre muitos, e passou a fazer parte do MAPA DE BOAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DO RS, através da Fundação Mauricio Sirostky Sobrinho.
Para acompanhar o projeto de leitura Caravana da Alegria acesse:http://www.fmss.org.br/.