Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Revitalização de espaços públicos reforça a segurança

A revitalização de espaços públicos realizadas pela Prefeitura de Passo Fundo, além de devolver os locais para uso da população, tem representado maior segurança para todos, conforme avaliam especialistas da área.
Locais antes abandonados e conhecidos pelas ocorrências policiais, falta de segurança e pouca circulação, passaram a ser pontos ocupados pela comunidade, em um ato de retomar o patrimônio que pertence a todos.
Para o comandante do CRPO­Planalto, coronel Fernando Carlos Bicca, a revitalização de parques e todas as intervenções urbanas buscam sempre melhorar o ambiente. “É extremamente importante  recuperar espaços públicos por restabelecer a autoestima e a vontade de ocupar os espaços por parte da população.
Há o afastamento de atos de violência e a proximidade de pessoas que querem cuidar dos espaços e passam a agir com mais urbanidade. Buscamos colaborar com mais eficiência nestes locais para que as pessoas possam se sentir ainda mais seguras”, disse ele.
Exemplos de áreas como o Parque da Gare, o Parque Ambiental Banhado da Vergueiro e o Parque Linear do Sétimo Céu, mostram como a revitalização é benéfica ao resgatar espaços públicos que não exerciam nenhuma função em sociedade, além de trazer uma sensação de insegurança e medo  pelo abandono. Algumas praças, como a Marechal Floriano e a Tochetto, também ganharam outra perspectiva aos serem mais iluminadas e estruturadas com equipamentos públicos.
O delegado da 6a Delegacia Regional da Polícia Civil, Adroaldo Schenkel, também faz uma avaliação positiva. “Os parques e praças antes abandonados, propícios ao uso de drogas, tráfico,ocultação de maus elementos, impediam a população de ocupar esses espaços. As revitalizações foram maravilhosas. A sociedade ocupa e as pessoas que fazem uso errado e infringem a lei desocupa, é uma via de duas mãos. Por isso, é importante que esse uso pelas pessoas seja mantido”, ressaltou Schenkel.

Fotos Alex Borgmann/Radio Planalto




error: Content is protected !!