Alguma vez você já olhou para seus braços, coxas, ou outras partes do corpo e notou inchaços vermelhos minúsculos persistentes, mesmo após uso de pomadas, cremes e remédios caseiros?
Se a imagem abaixo parecer familiar, você provavelmente tem queratose pilar, uma condição genética que afeta um terço da população mundial.
Esta condição hereditária da pele não é prejudicial e tem 50% de chance de existir caso os pais possuam a condição. Mulheres jovens e mais claras possuem maior chance de aumento das “bolinhas”. A queratose pilar é inofensiva, não afetando a saúde de qualquer maneira, sendo apenas uma condição estética.
Sem cura, ela é causada pela acumulação de queratina na camada exterior da pele. A queratina é uma proteína útil que protege a pele contra infecções e outros agentes nocivos, mas o excesso pode ser prejudicial, cobrindo a abertura do folículo piloso e resultando no crescimento de poros da pele.
Os pesquisadores ainda não sabem o que resulta no acúmulo da proteína, mas ter a pele seca aumenta a chance de ter a condição. A probabilidade de ter um aumento de queratose pilar aumenta durante os meses de inverno, quando a pele é exposta à menor umidade no ar.
De acordo com a Associação Britânica de Dermatologia, existem algumas formas de reduzir um pouco os sintomas da queratose, como usar creme salicílicos ou lácticos, sabonete neutro, tomar banho com a água morna e umedecer a pele regularmente.