Search
sábado 27 abril 2024
  • :
  • :

Lula volta a atacar Campos Neto e fala que atentado contra Moro é “armação”

Lula volta a atacar Campos Neto e fala que atentado contra Moro é “armação”

Presidente disse que não “acusaria sem provas”, mas arriscou comentário sobre ação que prendeu suspeitos de planejar ataque

Foto: Joédson Alves / Agência Brasil / Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar, nesta quinta-feira, a manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 13,75% pelo Banco Central e comentou que o plano descoberto pela Polícia Federal que tinha como alvo o ex-juiz e agora senador, Sergio Moro (União-PR), é uma “armação”.

“É visível que é mais uma armação, mas isso a gente vai esperar, não vou atacar ninguém sem ter provas”, disse o presidente, ao ser questionado sobre se vinha acompanhando os desdobramentos da operação da Polícia Federal (PF).

Nessa quarta-feira, a PF cumpriu 11 mandados de prisão contra suspeitos de planejar os ataques. Durante as apurações, os agentes identificaram que um olheiro, ligado à facção criminosa PCC, vinha fazendo campana em frente à casa do senador, em Curitiba. As investigações mostraram ainda que os suspeitos pretendiam realizar os ataques, em vários estados, de forma simultânea.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, que anunciou a operação, afirmou que as investigações começaram há cerca de 45 dias, depois que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), informou sobre a possibilidade dos ataques.

“Especificamente em relação ao senador Moro, chamou a atenção, e foi determinante para a PF, o fato de já haver atos de montagem de estruturas para perpetração de crimes no Paraná. Isso que levou parte da investigação a tramitar no Paraná”, afirmou o ministro.

Nessa quarta, Moro apresentou um projeto de lei no Senado com o objetivo de tornar mais duras as penas contra o crime organizado. Ele disse que espera apoio do governo federal para aprovar o projeto como um “pedido de desculpas” por declarações recentes de Lula sobre o senador.

A afirmação do ex-ministro e ex-juiz se refere à afirmação de Lula de que alimentou a ideia de vingança contra o senador enquanto esteva preso, em Curitiba. Para Moro, a fala de Lula — de que “só vou ficar bem quando eu f… com o Moro” — expõe ele e a família a uma situação de “vulnerabilidade”.

Banco Central
Em mais uma ofensiva contra o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, o petista voltou a criticar a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% e disse que o chefe do BC precisa “cumprir a lei”. “Ele precisa cuidar da política monetária, mas também do emprego, da inflação e da renda do povo. É isso que está na lei. Ele não está fazendo isso. Se estivesse fazendo, eu não estaria reclamando”, disse Lula.

Ontem, o BC anunciou a decisão de manter a Selic em 13,75% ao ano, o maior patamar desde 2017. A medida desagradou o governo federal. Em outra oportunidade, Lula sugeriu revisar a autonomia do banco.

O presidente cumpre agenda no Rio de Janeiro, onde visita o Complexo Naval de Itaguaí para acompanhar os avanços do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, batizado de ProSub. O programa concluiu os testes de imersão do submarino S-41, o “Humaitá”. Ele retorna a Brasília ainda nesta quinta-feira.

R7



error: Content is protected !!