Search
quarta-feira 15 maio 2024
  • :
  • :

Governo do RS diz que derrubada de vetos é inoportuna

Deputados aprovaram o aumento dos salários do Legislativo e Judiciário

Governo do Estado diz que derrubada de vetos é inoportuna | Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

Governo do Estado diz que derrubada de vetos é inoportuna | Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

O governo do Estado sofreu uma derrota signficativa nesta terça-feira. Em sessão da Assembleia, os deputados derrubaram os vetosdo governador José Ivo Sartori às matérias que aprovaram os reajustes salariais no Judiciário e no Legislativo. Em nota, o Governo lamentou a decisão. Disse que respeita a decisão, mas afirmou que foi inoportuna.

“Fizemos a nossa parte, pedindo solidariedade a todos e alertando para a situação delicada das finanças estaduais e da economia nacional”, disse o governador José Ivo Sartori logo após a votação.

Segundo o texto publicado na página do governo no Facebook, o aumento terá impacto sobre as despesas do Tesouro de forma imediata e no longo prazo.

Os gastos com pessoal já somam 75% da arrecadação. Os servidores do Executivo, que são a maioria do funcionalismo, seguem sem reajustes e têm seus salários parcelados, realidade que não pode ser ignorada.

O governo do Estado seguirá firme no processo de ajuste das contas públicas, propondo medidas estruturais para reverter essa situação de maneira solidária. O Estado precisa voltar-se às áreas essenciais – saúde, educação e segurança. Essa é uma responsabilidade de todos.

Os placares variaram, dependendo do texto, mas a decisão foi semelhante em todas as situações. No caso dos tribunais de Justiça e de Justiça Militar, o veto foi derrubado por 30 votos a 14; no da Defensoria, por 32 a 13; no do Ministério Público e do Tribunal de Contas, por 31 a 14, e no do Legislativo, por 32 a 14.

Correio do Povo




error: Content is protected !!