Search
terça-feira 14 maio 2024
  • :
  • :

Gonçalves Dias pede demissão do cargo de ministro do GSI

Gonçalves Dias pede demissão do cargo de ministro do GSI

Presença do ministro no Planalto no dia dos ataques gerou desgaste; ele conversa dele com vândalos, conforme mostraram as imagens

Foto: JOSÉ CRUZ / AGÊNCIA BRASIL

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, pediu demissão do cargo nesta quarta-feira. A decisão decorre do vazamento de imagens do circuito de segurança do Palácio do Planalto mostrando que ele esteve na sede do Executivo, em 8 de janeiro, dia dos atos de vandalismo.

Dias teve uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros ministros, que concordaram com a medida em meio ao desgaste gerado ao governo com a divulgação das gravações.

As imagens revelaram que Dias orientou a atuação das pessoas que invadiram e depredaram o Planalto.

Nos vídeos, o ministro é visto, às 16h29min, sozinho no Palácio, tentando abrir algumas portas e caminhando pelo local.

Depois, ele entra no gabinete presidencial e, em seguida, volta pelo mesmo corredor e conversa com os invasores para que deixem o prédio presidencial.

As imagens das câmeras de segurança mostram também que os extremistas receberam garrafas de água e orientações para a saída do edifício. Também é possível ver que os objetos foram entregues por militares lotados no GSI à época.

Os vândalos ficaram por cerca de uma hora na porta do gabinete presidencial e não invadiram o espaço.

Leia mais:

Chefe do GSI entrega atestado e falta à sabatina na Câmara sobre 8 de Janeiro

FONTE R7




error: Content is protected !!