Search
terça-feira 21 maio 2024
  • :
  • :

Fux aceita pedido da PGR e abre inquérito sobre rachadinha no gabinete de Janones

Fux aceita pedido da PGR e abre inquérito sobre rachadinha no gabinete de Janones

São apurados crimes como peculato, improbidade administrativa e caixa dois; há ainda análise de pedidos de cassação do mandato

André Janones Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux determinou a abertura de um inquérito para investigar as condutas do deputado federal André Janones (Avante-MG) pela prática de rachadinha no gabinete do parlamentar. O ministro aceitou um pedido feito pela Procuradoria-Geral da República. O deputado nega irregularidades.
A verba seria usada para cobrir um rombo de R$ 675 mil nas contas pessoais do político, que afirma ter precisado vender casa, carro e usado dinheiro de poupança e previdência para bancar a corrida eleitoral. Na semana passada, o deputado negou ter cometido rachadinha com o salário de assessores e disse nunca ter recebido “um único real de assessor”, além de ter acusado o que chama de “extrema direita” de promover “escândalos fabricados”.
Segundo Fux, “a instauração de inquérito não veicula a formulação de juízo quanto à procedência ou à improcedência dos indícios de autoria ou materialidade, constituindo-se como ato meramente formal, apto a conferir trâmite regular às investigações que tramitam nesta Suprema Corte”.
FONTE
R7



error: Content is protected !!