Tipo raro de linfoma estaria sendo desencadeado por próteses da Allergan
A fabricante de implantes de silicone Allergan anunciou recall mundial nesta quarta-feira, diante do alerta de que seus produtos podem elevar o risco de câncer. O aviso foi feito pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, que disse ter informações sobre a ligação do produto com a maioria dos casos de um tipo raro de linfoma.
Em comunicado no Brasil, a Allergan relatou que o recolhimento compreende os seguintes produtos: Natrelle Expansor Tissular, Natrelle Implante Mamário Texturizado e o Natrelle Implante Mamário Duplo Lúmen. Segundo a empresa, essa é uma precaução e a segurança dos clientes é prioridade.
A doença não é um tipo de câncer de mama, mas um linfoma que cresce na cicatriz nos seios, que usualmente pode ser tratado com remoção cirúrgica dos implantes. A agência disse que mais de 80% dos 570 casos confirmados de linfoma no mundo têm conexão com os implantes da Allergan. A decisão foi tomada após a FDA receber 116 notificações de câncer. Esses casos fizeram disparar o total de mortes, de 9 para 33; ao menos 12 dizem respeito a mulheres com implantes Allergan.
Correio do Povo