Search
segunda-feira 24 junho 2024
  • :
  • :

EUA avisa para ataque ao governo e tropas russa se aproximam de Kiev

Secretário de Estado avaliou que derrubar presidente da Ucrânia faz parte do plano de Putin

Tropas ucranianas tentam resistir a avanço russo

Tropas ucranianas tentam resistir a avanço russo 

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, relatou nesta sexta-feira estar convencido de que a Rússia tentará derrubar o governo da Ucrânia. Os ataques nas proximidades da capital Kiev se intensificaram e a inteligência norte-americana avalia que um avanço pode ocorrer ainda pela manhã (horário local).

Artilharia antiaérea dos ucranianos derrubou um avião russo e diversos mísseis. Destroços acabaram atingindo um prédio, que pegou fogo. Três pessoas se feriram.

Conforme a rede CNN, tanques russos já estariam a 32 quilômetros de Kiev no começo da madrugada. As tropas mecanizadas entraram pela Bielorrússia. Na tentativa de cercar a cidade, outros batalhões teriam entrado pela Rússia.

Segundo apuraram os norte-americanos, o plano seria sitiar Kiev para pressionar pela rendição do presidente, Volodymyr Zelensky.

Blinken, por sua vez, contou à ABC que não descarta ataques russos além da Ucrânia. Ele frisou o compromisso dos EUA de defender seus aliados da Otan. “O presidente (Joe Biden) deixou claro que vamos defender cada centímetro de território da Otan.”

Correio do Povo.




error: Content is protected !!