O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), fez novos anúncios de integrantes do seu governo nesta sexta-feira. No começo da tarde, Ana Amélia Lemos (PP), João Derly (PRB), Claudio Gastal (PPS) e Juvir Costella (MDB) foram confirmados para o secretariado do tucano.
A senadora Ana Amélia será responsável pela pasta de Relações Federativas e Internacionais. Já o deputado João Derly vai ser secretário de Esporte e Lazer enquanto Claudio Gastal ficará com Governança e Gestão Estratégica e o deputado Juvir Costella com a pasta de Transportes.
Em pronunciamento após o anúncio, Ana Amélia Lemos destacou que sua experiência como senadora nos últimos oito anos será fundamental para exercer o cargo em Brasília. “É uma honra integrar a sua equipe, governador. Quero com a minha contribuição ser útil em todos os momentos. Conheci e conheço o funcionamento dos poderes e o relacionamento será importante no meu desafio. Tenho confiança enorme no sucesso do seu governo, que será também da sociedade gaúcha”, disse a senadora.
João Derly afirmou que o esporte o fez entrar na política e que tentará recuperar perdas ocorridas na área nos últimos anos. “O governador entendeu o quanto é importante a gente dar valor ao esporte. O esporte não é tão visto pelo poder público e isso me levou a entrar na política. O nosso Estado retrocedeu nesse quesito. Fico muito agradecido e tenho certeza que o governo terá todo o meu empenho em prol do esporte gaúcho”, prometeu.
Pela manhã, Eduardo Leite havia anunciado os nomes de outros três novos secretários. O deputado Catarina Paladini (PR) será o titular da pasta de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, enquanto Covatti Filho (PP) ficará com a secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Luís da Cunha Lamb será o responsável pela área de Inovação, Ciência e Tecnologia.
*CP