Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Dilma vai visitar áreas atingidas por tornado em Santa Catarina

  Viagem irá ocorrer após o levantamento dos estragos causados pelo fenômeno climático da    última segunda-feira

Visita deve ocorrer na próxima segunda-feira | Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil / Divulgação / CP

       Visita deve ocorrer na próxima segunda-feira | Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil / Divulgação / CP

A presidente Dilma Rousseff vai viajar nos próximos dias à Xanxerê, em Santa Catarina, para sobrevoar as áreas atingidas pelo tornado e anunciar ações do governo federal de auxílio à recuperação da região. De acordo com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, o levantamento dos estragos causados pelo fenômeno climático da última segunda-feira ainda está sendo feito.

Occhi esteve esta tarde com a presidente, quando foi perguntado sobre sua visita recente à cidade catarinense, que teve reconhecido nesta quinta-feira o estado de calamidade pública. De acordo com o ministro, as autoridades estão tomando conhecimento dos danos aos prédios públicos e a todos imóveis residenciais e comerciais. O reestabelecimento da energia também ainda está em andamento, já que três torres de transmissão foram destruídas.
“Ela (Dilma) já disse que irá lá, só não marcou ainda o dia. Estamos construindo essa agenda. Esperamos que até sexta-feira nós tenhamos os primeiros levantamentos para que a presidente, se decidir ir rapidamente, possa fazer um anúncio daquilo que o governo federal poderá apoiar”, afirmou Occhi. A visita deve ocorrer na próxima segunda-feira.
Segundo Occhi, o Exército trabalha na desobstrução das ruas e já entregou kits humanitários às famílias atingidas, com itens como cesta básica, água potável, objetos de limpeza, higiene, colchões, dentre outros. “A situação está se normalizando. Na questão da água, por exemplo, ainda identificamos que tem muitos vazamentos no local onde houve a destruição. Então você precisa fechar a área para poder depois fazer a distribuição de água”, disse.
Sobre a situação dos imóveis, o ministro informou que o levantamento poderá apontar a necessidade de recuperação dos mesmos ou reconstrução por meio do Programa Minha, Casa Minha Vida. “Nós estamos aguardando esse material (levantamento) para que o ministério possa reconhecer os danos, avaliar os valores que serão investidos, para que a gente possa fazer, aí sim, o apoio do governo federal”, declarou.

Fonte Correio do Povo.



error: Content is protected !!