Search
segunda-feira 20 maio 2024
  • :
  • :

Davi Alcolumbre marca sabatina de Flávio Dino na CCJ do Senado para 13 de dezembro

Davi Alcolumbre marca sabatina de Flávio Dino na CCJ do Senado para 13 de dezembro

Presidente da CCJ comunicou que o relator da indicação será o senador Weverton Rocha (PDT)

Fotos: M. Camargo / Agência Brasil
O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), marcou para 13 de dezembro a sabatina de Flávio Dino, atual ministro da Justiça e Segurança Pública, para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O relator da indicação será o senador Weverton Rocha (PDT-MA).
Dino foi indicado nesta segunda-feira (27) para o cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Se aprovado pelo Senado, ele substituirá a ministra Rosa Weber, que se aposentou em setembro.
“Recebi a mensagem (n° 88/2023) encaminhada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Senado Federal, com a indicação do senhor Flávio Dino para exercer o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na vaga aberta com a aposentadoria da ministra Rosa Weber. Informo que a sabatina do indicado ao STF será no dia 13 de dezembro, em reunião ordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), com a relatoria do competente senador Weverton Rocha”, diz a nota divulgada por Alcolumbre.
Na CCJ, Dino deve enfrentar as perguntas de senadores governistas e de oposição, que vão decidir em votação secreta se aprovam ou não o nome dele. Depois, o parecer é encaminhado para análise do plenário do Senado, onde pode haver nova discussão.
A votação também é secreta, e, para a indicação ser aprovada, é necessário o aval de pelo menos 41 senadores, ou seja, a maioria absoluta da Casa, com 81 membros.

Somente após esse processo é que o presidente da República terá autorização para nomear Dino à cadeira vaga no STF.

FONTE R7



error: Content is protected !!