Toca do Tigre ainda não é explorada turisticamente/Foto: Três Passos News
O nome do local foi usado para denominar uma pequena usina hidrelétrica no rio Turvo, na divisa dos municípios de Bom Progresso e Braga, e é conhecido como Toca do Tigre, denominação que nenhum morador das proximidades soube dizer a origem.
A Toca do Tigre, uma caverna incrustada num paredão de rocha de pelo menos 10 metros de altura, em meio a uma mata fechada e de difícil acesso, está localizada em Linha Pessegueiro, a alguns quilômetros da cidade de Bom Progresso.
Na tarde desta terça-feira, 17, o Três Passos News esteve no local e registrou imagens da furna que já serviu de abrigo para morcegos hematófagos. Por questão de segurança, foi fotografada apenas a entrada. Adentrar no interior da gruta exige, além de coragem, equipamentos adequados.
Pelo que se sabe, o local é pouco visitado e poderia ser explorado turisticamente. A caverna instiga a imaginação de moradores da região, existindo até uma lenda de que quem conseguir chegar até o final da cova sai de lá com uma panela de ouro.
Um funcionário da empresa que construiu a barragem acreditou na história e chegou a entrar na caverna, engatinhando, alguns metros, mas retornou devido à falta de oxigênio e o cheiro forte. O funcionário relatou que a furna vai se afunilando, obrigando quem entra a voltar de ré, e que ele teria ido até uma distância de cerca de 7 metros, segundo um morador.
A Toca do Tigre é indicada para os praticantes do turismo de aventura, inclusive é possível descer de rapel. Também para uma excelente aula de geografia ou de ciências ao ar livre. Chegar ao local é um desafio e exige preparo físico. Mas, no final, o cansaço da caminhada é compensado pelo lugar instigante e a beleza da paisagem.
Fonte e Fotos: Três Passos News