Search
sábado 18 maio 2024
  • :
  • :

Panambi infestada de mosquitos

A cidade de Panambi esta passando por um momento diferente de outros anos.
A comunidade está apreensiva com a infestação de mosquitos no município. Até mesmo durante o dia os mosquitos têm atacado fortemente. A redação do Panambinews esteve numa empresa especializada no combate a insetos e foi informada que o problema é real, e nos últimos 10 anos, não se teve um ano como este, com tantos insetos, principalmente pernilongos, atacando de dia, em grande escala.
A empresa Vence Tudo esta trabalhando de uma forma incansável, devido os inúmeros pedidos para realizar dedetização. Em um curso realizado em São Paulo, o técnico da empresa relatou que o mosquito, que costuma atacar de dia, tem as características do mosquito Aedes aegypti, mosquito da dengue, também apresenta manchas brancas como se estivesse polvilhado de talco e costuma voar baixo, em uma altura de até 1 metro, enquanto que o pernilongo comum é mais monocromático e costuma atacar a noite.
O diferencial é que esse mosquito já foi encontrado em Panambi, sendo comparado com essa descrição. “Ainda não é problema para alarme, porque esse mosquito que ataca de dia e vem dando incômodo, ele não esta infectado com vírus, mas deve-se prevenir combatendo os focos e evitando a proliferação com cuidados básicos”, destacou.
De acordo com informações de especialistas, 90% dos criadouros do mosquito da dengue estão em áreas residenciais. Por isso, é importante manter o mato sempre baixo e evitar a exposição de produtos como copos plásticos, garrafas PET, brinquedos, bacias e baldes. Manter os ambientes externos livres de pratos de vasos de plantas, limpar e vedar a caixa d’água e eliminar objetos que possam acumular água limpa e parada ou da chuva.
A Secretaria de Saúde e médicos de Panambi estão orientados e campanhas educacionais estão sendo realizadas, principalmente nas escolas, repartições, empresas e até visitas nos lares.
O técnico da empresa relatou que a prefeitura de Panambi deu um grande passo no combate ao mosquito, realizando a dedetização de 2500 bocas de lobos na área urbana, matando os focos que se ploriferam nesses locais vulneráveis.
Mas essa dedetização nas bocas de lobos não atinge as residências e os mosquitos que estão nas casas continuaram. “Por isso os moradores têm que combater somente com produtos específicos. O aumento de mosquitos ocorre devido ao verão, com muita chuva e calor”, o que vem acontecendo em nossa cidade, enfatizou.

Um caso de escorpião também foi relatado.
Na semana passada, a empresa foi solicitada numa residência para coletar um escorpião diferente do comum, que é o preto. O morador, espantado, apontou o local e foi recolhido um escorpião marrom, que possui uma ferroada de extrema dor e veneno forte. O escorpião foi encontrado em um monte de entulho, misturado com pedras caso.
Panambinews



error: Content is protected !!