Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

Cancelado show da banda Mayhem, em Porto Alegre, após acusações de vínculos com nazismo

Cancelado show da banda Mayhem, em Porto Alegre, após acusações de vínculos com nazismo

Baterista Jan Axel Blomberg disse ser contra misturas étnicas e presença de imigrantes na Noruega, país de origem do grupo

Foto: Reprodução / Redes Sociais

O Bar Opinião anunciou, na noite desta quinta-feira, o cancelamento da apresentação da banda de black metal Mayhem depois de postagens em redes sociais apontarem vínculos de integrantes do grupo norueguês com o neonazismo. A apresentação era prevista para a próxima terça, 21, no espaço de shows que funciona há 40 anos na Cidade Baixa, em Porto Alegre.

Mais cedo, manifestantes afixaram uma faixa com os dizeres “nazismo não é opinião” na grande em frente ao local. A deputada federal Fernanda Melchionna, e a estadual Luciana Genro, ambas do PSol, além do deputado estadual petista Leonel Radde, foram alguns dos parlamentares que fizeram campanha pela proibição do show na capital.

A pressão levou em conta declarações do baterista da banda, Jan Axel Blomberg, o ‘Hellhammer’, afirmando ser contra misturas étnicas e a presença de imigrantes na Noruega. Símbolos alusivos ao regime nazista, presentes em imagens do grupo, também embasaram os pedidos de cancelamento.

Segundo consta no livro ‘Lords of Chaos’, o músico declarou: “Nós não gostamos de negros aqui. O black metal é para pessoas brancas… Estou convencido que há diferenças entre raças, assim como em todo o resto. Acho que, como animais, algumas raças são mais… sabe, como gatos são mais inteligentes do que pássaros ou vacas, ou até a cachorros, acho que esse é o caso entre raças diferentes”.

No comunicado, o Opinião salienta que considerou, para a decisão, os movimentos pró e contra o evento, em redes sociais, o risco à integridade física dos envolvidos e comentários suscitando manifestações no local e nas imediações do bar. Conforme a casa noturna, os ingressos serão devolvidos conforme a forma de pagamento.

Leia na íntegra a nota do Opinião:   

“Nos últimos dias fomos surpreendidos com uma enxurrada de informações graves e posts nas redes sociais referentes ao show da banda Mayhem, marcado para acontecer no Bar Opinião. Nestes seus 40 anos, o Opinião é um dos espaços mais democráticos de Porto Alegre.

Porém, o Opinião considerou alguns fatos para tomar suas decisões: os movimentos nas redes sociais tanto pró quanto contra o evento, comentários suscitando manifestações no local e imediações do Bar e o potencial risco à integridade física de todos os envolvidos. Por isso, o Bar Opinião não irá receber o show da banda Mayhem.

Os ingressos serão devolvidos conforme a forma de pagamento, mais informações serão enviadas por e-mail.

Oficialmente, Opinião”

FONTE Marcel Horowitz / Rádio Guaíba



error: Content is protected !!