“O hino nacional de meu País diz que o Brasil é gigante pela própria natureza. Estejam certos de que nada mudará isso”, disse o presidente
O presidente Jair Bolsonaro disse aos líderes do grupo das 20 maiores economias do mundo, o G20, que se reúnem virtualmente neste final de semana, que seu governo também mantém a determinação de buscar o desenvolvimento sustentável em sua plenitude, de forma a integrar a conservação ambiental à prosperidade econômica e social. “O hino nacional de meu País diz que o Brasil é gigante pela própria natureza. Estejam certos de que nada mudará isso. Vamos continuar protegendo nossa Amazônia, nosso Pantanal e todos os nossos biomas”, citou.
Ao final de sua participação, o presidente brasileiro disse a contrapartes que contassem com o País e com o povo brasileiro para tornar o mundo “realmente mais desenvolvido e mais sustentável”. O chefe de Estado defendeu que o Brasil é responsável por menos de 3% da emissão de carbono do mundo, mesmo sendo uma das 10 maiores economias do globo.
VEJA TAMBÉM
- – Argentina denuncia desigualdades no G20 e pede solidariedade
- – Arábia Saudita recebe um G20 virtual marcado pelo coronavírus
- – Bolsonaro celebra, no Twitter, volta da energia no Amapá
Bolsonaro fez estas afirmações durante evento paralelo organizado pela presidência da Arábia Saudita sobre a economia de baixo carbono. “Para promover o desenvolvimento sustentável, reconhecemos a contribuição do conceito de Economia Circular de Baixa Emissão de Carbono, baseada nos ‘4Rs’: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Remover”, disse o presidente.
Segundo ele, o esforço do G20 deve ser concentrado no primeiro ‘R’, que é a “Redução” das emissões de carbono. “Por isso, também nesse aspecto, mais uma vez tenho orgulho de dizer que o Brasil possui a matriz energética mais limpa entre os países integrantes do G20”, destacou, acrescentando que mantém o compromisso de continuar a preservar o patrimônio ambiental doméstico.
Vídeo salvando cidade
Ao citar que está em reunião do G20, o presidente postou em sua conta oficial no Twitter um vídeo em que um gigante é atacado ao tentar defender uma pequena cidade de uma rocha. O vídeo, baseado na cena de um filme, é também uma analogia a uma publicação feita nas redes sociais por apoiadores do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, há um ano. “BOM DIA A TODOS. Estou agora em reunião com o G-20”, escreveu o presidente na publicação.
O vídeo, que é um trecho do curta-metragem “Inércia”, lançado em 2014, mostra um gigante correndo para tentar impedir que uma rocha atinja uma cidadezinha medieval à beira-mar. Quando a criatura consegue segurar a pedra, esbarra sem querer em uma construção, que desaba. Nesse momento, ele começa a ser atacado pela cidade e, desapontado, acaba deixando a rocha destruir o que sobrou.
A publicação também foi feita no Twitter do ministro das Comunicações, Fábio Faria. “Precisamos apoiar e ajudar esse gigante”, escreveu Faria. O mesmo vídeo foi divulgado por apoiadores de Modi em 2019. Ao final da exibição, aparece uma mensagem de apoio ao primeiro-ministro indiano. “Uma pessoa está indo muito bem, mas ainda assim a nação está culpando-o. Um dia, depois de os limites serem ultrapassados, ele pode perder o interesse”, diz um trecho. “Isso é exatamente o que está acontecendo em nosso país e a pessoa a quem estamos nos referindo aqui não é outra senão nosso amado primeiro-ministro #NarendraModi.”