MEMÓRIAS DE SARANDI 2
Época: final dos anos 1940
A POLENTA
Protagonistas: Arno Paris Papini (+- 13 anos) (Geraldo Antonio Pappini), filho mais velho de Maria Paris Papini e Orestes Paris Remonti (+- 20 ano), filho de Maria Paris Remonti, residente em Garibaldi-RS e irmã do avô Lorenzo Paris.
Narrador: Artemio Paris (+- 10 anos), filho mais velho de Dante Paris.
A casa (a direita n a foto) do avô Lorenzo era grande e abrigava um grande número de filhos e agregados. Além dos filhos solteiros, também alguns filhos casados moraram na mesma épocas ou em épocas diferentes.
Como era costume na família, havia sempre um filho de alguém que ia morar com um tio, com o devido pagamento da estadia é claro.
Foi o caso do Orestes, que veio de Garibaldi para se instalar na casa do tio Lorenzo. O Orestes também trabalhou na cantina (a esquerda na foto) que ficava na esquina ao lado da casa dos Paris, onde era o banhado.
Certo dia, na hora do almoço, cujo prato principal era uma grande polenta, o Orestes já havia comido um pedaço. Faminto que estava, solicitou: “Dammi una fetta di polenta”.
O Arno prontamente atendeu, cortando “metade” da polenta e “plaf”, jogou no prato do parente.
As tias arregalaram os olhos e ficaram furiosas com o Arno, pois a polenta era para ser dividida por muitas bocas ainda.
Humberto Tesser Paris