Foram 67 cidades com danos de temporais, ventos e granizo, conforme a Defesa Civil
Foram 67 cidades com danos de temporais, ventos e granizo, conforme a Defesa Civil | Foto: Samuel Maciel
Chegam a 25 os municípios do Rio Grande do Sul que decretaram emergência, por conta das fortes chuvas desde terça-feira. Foram 67 cidades atingidas, de acordo com boletim da Defesa Civil, divulgado nesta quinta-feira.
Ao menos 4.461 residências sofreram algum tipo de estrago e duas famílias foram desalojadas. Ao menos 567 casas na região das Missões e no Noroeste do Estado foram afetadas pelo granizo. Só em Porto Xavier, foram 400 casas que precisaram de lonas. A Defesa Civil já distribuiu o material para os moradores com estragos nos telhados.
Maçambará, Passo Fundo, Porto Xavier, Santa Maria e Santo Ângelo registraram moradias afetadas. Salto do Jacuí, Estrela Velha, Itaara e Sobradinho, também registraram granizo, no entanto, sem danos mais graves.
A Polícia Rodoviária Federal adverte para a ocorrência de quedas de árvores, deslizamentos e alagamentos em função da chuva persistente no Rio Grande do Sul. Em Osório, uma das pistas laterais alagou no sentido Litoral/Capital do km 77 da BR-101.
Em Canoas, a BR 116 registra uma pista lateral também alagada, entre os quilômetros 261 e 2612. no sentido Capital/Interior. Ainda há pontos de alagamento na via lateral da BR-116, no km 252, em Sapucaia do Sul. Na BR 285, entre Panambi e Ijuí, há dezenas de árvores caídas na pista, sendo gradativamente removidas pelas equipes da PRF e dos Bombeiros, com o auxílio de um guincho.
Cidades em emergência:
Montenegro
Lagoão
Soledade
Tunas
Campinas do Sul
Cerro Branco
Erval Grande
Segredo
Sinimbu
Pinhal Grande
Estrela Velha
Cruz Alta
Júlio de Castilhos
Tupanciretã
Salto do Jacuí
Jóia
Capão do Cipó
Venâncio Aires
Arroio do Tigre
Santa Cruz do Sul
Mato Leitão
Sobradinho
Gramado Xavier
Jóia
Ibarama
Correio do Povo