Search
terça-feira 30 abril 2024
  • :
  • :

Sarandi – Prefeitura propõe 4,75% de reajuste salarial

Prefeitura propõe 4,75% de reajuste salarial

Exibindo prefeitura.jpgMuitas foram as reuniões entre o Poder Público de Sarandi e o Sindicato dos Servidores Municipais com o intuito de chegar a um acordo no que diz respeito a reposição salarial do funcionalismo, sendo que em muitas dessas reuniões houve também a participação de prefeito e vice, vereadores, secretários municipais, autoridades e colaboradores.

 

Após muito estudo e avaliação das possibilidades orçamentárias do município, o governo propôs um reajuste de 4,75%, através de projeto encaminhado à Casa Legislativa. Esta porcentagem foi definida com base no índice do IPCA do período e também a possibilidade econômica do Município, que a exemplo da maioria dos municípios brasileiros, passa por dificuldades orçamentárias.

 

Saiba o que é o IPCA:

O IPCA é um índice criado para medir a variação de preços do mercado para o consumidor final, e representa o índice oficial da inflação no Brasil. IPCA significa Índice de Preços ao Consumidor e é medido mês a mês pelo IBGE.

 

O Sindicato dos Servidores, por outro lado, rejeitou esse reajuste salarial e pleiteia um percentual maior. Os líderes do município de Sarandi, alegam que há possibilidade de muitos serviços essenciais da municipalidade, principalmente na área da saúde e educação serem reduzidos, caso a prefeitura conceda um percentual maior.

 

Outro fator levado em conta pela administração municipal foram os percentuais gastos com o funcionalismo público nos últimos dois anos, ou seja, no ano de 2015 o percentual investido foi de 52,30% da receita corrente líquida, já em 2016 foram 49,93%, considerados todas as despesas de pessoal, (incluídas as despesas com os colaboradores da saúde contratados pela OSCIP). Importante ressaltar que este percentual só não foi maior devido ao ingresso no tesouro municipal de recursos oriundos das verbas de repatriação.

 

Em 2017 a projeção dos gastos com o funcionalismo público, caso seja aprovado o reajuste de 4,75%, será de 7,75%, pois a crescimento vegetativo oriundo do plano de carreira deverá impactar as despesas de pessoal em aproximadamente 3%.

 

Cabe salientar que essa projeção está atrelada totalmente à arrecadação do município, ou seja, se a arrecadação aumentar esse índice diminui, caso a arrecadação diminuir, o índice aumenta.

 

O governo de Sarandi afirmou que o reajuste proposto só está sendo viabilizado, pelo corte nos vencimentos dos servidores contratados e cargos de confiança e equalização das despesas com as receitas, das contas de iluminação pública, coleta do lixo e do reajuste no ISS.

P.M.Sarandi – Joel De Brito




error: Content is protected !!