Goleiro Elias, com grandes defesas, foi o herói da partida
Juventude empata e consegue se classificar para Série B 2017 | Foto: LC Moreira/Futura Press/Folhapress/CP
Foi no sufoco, mas o Juventude garantiu a sua classificação para a Série B do Brasileirão 2017. O time gaúcho empatou em 1 a 1 com Fortaleza pelas quartas de final da Série C na noite deste domingo no estádio Arena Castelão, lotado. Com gols de Hugo, para o Juventude, e Juliano, para os donos da casa, no segundo tempo, a equipe do técnico Antônio Carlos Zago conseguiu a vaga. A partida foi disputadíssima, o Fortaleza atacou e atacou até último segundo, mas goleiro Elias foi o grande herói ao salvar todas as finalizações dos cearenses.
Com resultado, o Juventude avança para semifinal da Série C e joga contra Boa Esporte Clube, em partidas ainda sem datas marcadas.
Só tentativas
Com estádio Arena Castelão lotado, Fortaleza e Juventude começaram o primeiro tempo correndo atrás do gol, que já garantia a classificação de qualquer um dos times para a Série B do Brasileirão. Em menos de um minuto de partida, o time gaúcho arrancou um escanteio cobrado por Wallacer, que deu um chute rasteiro para entrada da área, mas sem perigo para a defesa adversária. Não demorou muito para o Fortaleza contra-atacar aos 4 minutos com Rodrigo Andrade num chute forte, mas a bola voou longe da goleira de Elias.
Com o avanço do Juventude ao ataque logo nos primeiros minutos, o Fortaleza fechou o seu time e fez marcação forte ao longo do primeiro tempo. O time gaúcho teve claras oportunidades de marcar o seu gol, mas falhou nas finalizações. O Fortaleza reagiu em duas jogadas: no escanteio de Rodrigo Andrade que tocou para Anselmo. Ele bateu no canto da goleira de Elias que fez grande defesa. Em seguida, Rodrigo Andrade tentou arrancar em velocidade, mas sofreu falta de Pará. Na cobrança, Everton recebeu de frente pro gol de Elias, mas bateu fraco.
Juventude só foi acordar no jogo aos 29 minutos, na jogada construída por Wallace que recebeu de fora da área e tentou o chute de longe. Mais uma chance perdida aos 36 minutos: Após fazer tabela com Felipe Lima, Hugo deu um chute rasteiro, o goleiro Berna desviou com as pontas dos dedos.
Teste pra cardíaco
O segundo tempo já começou com gol do Juventude. Aos 2 minutos, Hugo recebeu a bola no cruzamento e sem qualquer marcação, de cabeça, abriu o placar na Arena Castelão. E o time gaúcho não quis descansar e tentou novamente aos 11 minutos com Wallacer de frente pra área, chutou direto pro meio do gol e Berna mergulhou e espalmou pra fora.
Após algumas tentativas de ataque, o Fortaleza conseguiu empatar e resgatar o sonho de tentar o acesso para Série B. Após Leandro Lima tentar passar no meio de dois jogadores do Juventude, Ruan vai direto nas pernas do atacante e o juiz marca falta. Cobrança que foi feita por Pio que soltou uma bomba que passou reto pela defesa e pelas mãos do goleiro Elias: 1 a 1.
Mesmo com este deslize, Elias não desapontou mais até o final do jogo. O Fortaleza precisava de mais um gol para garantir o seu acesso. Aos 24 minutos, Anselmo recebeu cruzamento pela esquerda e cabeceou direto para mãos de Elias. E desde então, os donos da casa não pararam mais de atacar. Aos 32 minutos: Pio novamente assustou os torcedores do Juventude ao não alcançar a bola que passou livre pela linha de fundo. Mas o Juventude tentou garantir na sequência com Roberson avançando pela lateral e ao se aproximar do goleiro Berna, deu uma cavadinha e a bola passou por cima do goleiro, mas não encontrou o ângulo certo.
Até aos 49 minutos do segundo tempo, o Fortaleza não parou de atacar e o goleiro Elias defender todas as tentativas. Aos 42 minutos, novamente Pio chegou para ameaçar. Ele fez um levantamento para Lima que cabeceou pra cima do gol. E o atacante não parou. Em seguida ele largou mais uma bomba em direção ao gol de Elias que segurou firme. O goleiro salvou mais uma vez o resultado ao conseguir afastar a bola no meio de uma atrapalhada da zaga. E no último duelo entre Pio e Elias, o atacante quis tentar o seu último chute forte, mas a glória da noite estava reservada ao goleiro e ao Juventude.
Série C 2016
Fortaleza 1
Ricardo Berna; Felipe, Lima, Edimar e Wilian Simões; Corrêa (Pio), Juliano, R. Andrade e D. Sobralense (Leandro Lima); Éverton (Juninho) e Anselmo. Técnico: Hemerson Maria.
Juventude 1
Elias, Vidal, Micael, Ruan Renato, Pará, Wanderson, Lucas, Felipe Lima (Caprini), Wallacer (Neguete), Roberson e Hugo (Ernani). Técnico: Antônio Carlos Zago
Gols: Hugo (2min/2ºT); Pio (21min/2ºT)
Cartão Amarelo: Ruan (J)
Cartão Vermelho: Pará (J); Juliano (F);
Árbitro: Péricles Cortez (Pe)
Auxiliares: Clóvis Amaral da Silva (Pe) e Cleberson do Nascimento (Pe)
Local: Arena Castelão
Horário: 19h
Correio do Povo