Search
sábado 27 abril 2024
  • :
  • :

Vereadores aprovam projeto do vereador Marcelo Barbosa – PDT, denominado “Maio Laranja

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "MAIO LARANJA Projeto do vereador Marcelo Barbosa-PDT Aprovado PLL 12/2022, que institui o mês de conscientização e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Sarandi."
Vereadores aprovam projeto do vereador Marcelo Barbosa – PDT, denominado “Maio Laranja”.
Mês em que serão efetivadas ações de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em Sarandi.🟧🟧🟧
👍🟧Câmara Municipal aprovou na última segunda-feira (23), por unanimidade, projeto de lei do vereador Marcelo Barbosa – PDT, que trata da inclusão do Maio Laranja no calendário municipal.
Maio será um mês inteiro de conscientização sobre combate este importante tema. Precisamos falar para poder prevenir este mal. Existem assuntos que ninguém quer falar. Situações de vida que poucos estão dispostos a discutir, por incomodar demais, seja por ser tabu, seja por que é cruel em demasia. No entanto, eles fazem parte da realidade, de uma forma triste e secreta, que é o caso do abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em nosso município. Anualmente, o governo municipal promoverá no mês de maio, durante a campanha maio laranja, atividades para conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, iluminando prédios públicos com luzes de cor laranja, promovendo palestras, eventos e atividades educativas, além da veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, folders e outros materiais ilustrativos e exemplificativos tratando deste tema. Também realizará outras ações em que o governo municipal, considere oportunas e convenientes para efetivar os objetivos desta lei.
Ao usar a tribuna no plenário, defendendo o projeto, Marcelo Barbosa, discorreu sobre o caso da menina, “Araceli”, que aos 8 anos foi raptada, drogada e violentada física e sexualmente por vários dias, antes de ser morta, ter seu corpo desfigurado por ácido e abandonado em um terreno baldio em vitória no espírito santo em um crime que permanece impune. O parlamentar, reforçou dizendo, que a campanha “Maio Laranja”, tem o objetivo de repassar à sociedade informações importantes para sensibilizar o público para o problema, pois as crianças sempre foram vítimas de abuso sexual, em todas as raças, e em todos os tempos. As marcas da exploração e abuso sexual ficam para sempre marcadas, não apenas nos corpos das vítimas, mas também provocam graves abalos no seu desenvolvimento psicológico, social e moral.
Por meio da instituição do maio laranja, todos os cidadãos atentarão ainda mais, para a importância do papel da sociedade, atuando na denúncia e responsabilização, exigindo o cumprimento da lei e a punição dos abusadores de crianças e dos que as exploram sexual e comercialmente. Marcelo Barbosa, ainda frisou o trauma vivido por uma criança que é abusada sexualmente, que a acompanhará pelo resto da vida, e por meio desta proposta, o desejo é que todos consigamos, com mais força, envolver a sociedade e que possamos extirpar da sociedade esse mal que infelizmente ainda persiste”.
Precisamos falar para poder prevenir este mal. Neste caso o abuso sexual contra crianças, pensando e agindo sobre este tema, o vereador Marcelo, com apoio dos demais colegas vereadores, criou este projeto, o qual recebeu votação favorável e unânime, restando aprovado. Ainda em tempo, o vereador agradeceu o apoio do demais parlamentares que aprovaram sua proposta. O texto segue a prefeitura, aguardando a aprovação do prefeito municipal.
Veja e reveja o que foi destaque na 16ª sessão ordinária, acessando o link a seguir: https://fb.watch/dcwvgwqgdk/
Por: Lori Vargas de Oliveira
Assessor Comunicações
Câmara Municipal Vereadores Sarandi-RS



error: Content is protected !!