Search
quinta-feira 28 março 2024
  • :
  • :

Significado de Metafísica

Metafísica é uma palavra quetem origem grega, e pode ser entendida como aquilo que está além da física, onde metà, significa “além de”, “depois de” e physis, significa “física” ou “natureza”. É um ramo do conhecimento ligado a filosofia, e que busca uma compreensão da essência das coisas, daquilo que faz as coisas serem como são.

A metafísica é um ramo da filosofia que estuda os problemas centrais do pensamento filosófico, ou seja, o ser como tal, absoluto, Deus, o mundo, a alma. Nesse sentido, as tentativas de descrever as propriedades, princípios, condições e causas profundas da realidade e seu significado e propósito. Seu tema é imaterial, daí o conflito com os positivistas, que acreditavam que os fundamentos metafísicos estão além da objetividade empírica.

metafísicaAristóteles é considerado um dos pais da metafísica, contudo, o filósofo grego não usava esse termo em seus escritos, ao que chamamos de metafísica ele dava o nome de filosófica primeira. E a reflexão metafísica não se origina com ele, ela já está presente nos filósofos pré-socráticos e em Platão, seus antecessores.

O nome metafísica surge quando Andrôni de Rodes no século I a.C. buscou organizar as obras de Aristóteles. Ele intitulou todos os livros que falavam de questões físicas como “física”, e tudo aquilo que tratava de outras questões, ele chamou de “metafísica”, eram os escritos que estavam além da física.

Assim, em sua metafísica ou filosofia primeira Aristóteles englobava teologia, filosofia e ontologia, numa busca de compreender o ser e organizar uma hierarquia de seres. Influenciando toda a história da filosofia até os dias de hoje, e a obra de grandes filósofos ao longo dos séculos como São Tomás de Aquino e Emanuel Kant.

Veja também tudo sobre o significado de Teologia.

Para Immanuel Kant, no seu livro Fundamentos da Metafísica dos Costumes de 1785, a metafísica é uma disciplina do pensamento que pretende estar acima da experiência. Reflexão que levou o filósofo a conceber um importante tratado de moral apoiado em sua perspectiva criticista. Kant defendia que a metafísica é como um terreno em que os combates da razão são constantemente travados.

Numa linha crítica semelhante o filósofo alemão Martin Heidegger se coloca contra a metafísica considerando-a uma doutrina do esquecimento do ser, o que soa paradoxal dado ser “o ser” o grande objeto de reflexão da filosofia desde os antigos gregos.

o que é metafísica

Se a palavra metafísica aparece como um adjetivo, isso indica que algo pertence ou está relacionada com a metafísica, por exemplo, “O que o professor afirmou é uma verdade metafísica”. Da mesma forma a palavra metafísica pode ser usada para designar algo que é muito obscuro ou difícil de compreender.

Atualmente, a metafísica ganhou reinterpretações de caráter místico esotérico, procurando dar respostas às nossas preocupações espirituais, que estão mais perto do campo da autoajuda e do ocultismo, do que da filosofia.

Veja também tudo sobre o conceito de Racionalismo e Epistemológico.

METAFÍSICA DA SAÚDE

A metafísica da saúde é um exemplo de uma concepção mais mística da palavra, relacionada a autoajuda. É uma ideia que parte do princípio de que muitos problemas de saúde são oriundos de padrões de pensamento e comportamento.

Nessa linha encontramos “Metafísica da Saúde”, uma coleção de livros escrita por Luiz Antônio Gasparetto e Valcapelli.

PINTURA METAFÍSICA

O início do século XX foi marcado pelo surgimento de muitos movimentos artísticos, e entre eles temos a arte ou pintura metafísica. Nascida na Itália na segunda década do século passado, foi concebida pelos artistas Giorgio de Chirico e Carlo Carra e mais tarde recebeu contribuições de Giorgio Morandi.

Os artistas queriam representar um mundo que estivesse além de nossa realidade. Era um mundo misterioso e inquietante, bastante estranho e fantasioso, que remetia ao sonho e a imaginação. Bastante distante da realidade do mundo em que vivemos.

O significado de metafísica está na categoria Filosofia




error: Content is protected !!