Search
sexta-feira 29 março 2024
  • :
  • :

Posição dos pés no agachamento – Betão Marcatto

Há um tipo de consenso, entre alguns professores, de que a mudança da largura dos pés, no agachamento, deixando os pés na largura do ombro, haveria um aumento da ativação do quadril.
No entanto, isso não é realmente verdade, mas há uma diferença na ativação muscular ao mudar a largura do pé.
A largura do posicionamento dos pés no agachamento geralmente varia de acordo com a nossa estrutura anatômica, que ditará o que é confortável para nós, mas podemos manipular certos aspectos dele para obter o efeito desejado. Ao analisar estudos sobre a largura dos pés do agachamento, vemos como isso realmente nos afeta.
  • Uma posição estreita não teve diferença significativa em relação à posição da largura do ombro quando comparado às cargas sub-máximas e máximas. A única mudança de ativação foi devido à mudança de peso.
  • Quando a largura da posição foi alterada da largura do ombro para cerca de 1,4 vezes (girando externamente 30-40 graus), vemos uma alteração na ativação muscular. Os dados mostraram que o glúteo máximo tem uma ativação muito maior em posição mais ampla do que em uma posição normal. Algumas pesquisas sugerem que os adutores podem aumentar sua ativação também, mas há evidências contraditórias.
Se o seu objetivo é aumentar seus quadríceps, não perca seu tempo fazendo agachamentos estreitos, no entanto, se o seu objetivo é trabalhar mais intensamente os seus glúteos, um agachamento de posição larga pode ser mais desejável para você. 
 
Como sempre, nossas diferentes estruturas ditarão como respondemos e até que ponto podemos expandir nossa largura de agachamento, então fique atento ao que é confortável para você.
Stay strong !
Betão



error: Content is protected !!