Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Passo Fundo – Congresso das APAEs discute o desafio da igualdade na diferença

apae

O 10° Congresso das Apaes do Rio Grande do Sul e o 6º Fórum dos Autodefensores das Apaes do Rio Grande do Sul acontecem no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF). O tema principal é “O desafio da igualdade na diferença” e participam representantes de 209 Apaes do estado. O evento, que conta com renomados palestrantes do Brasil, reúne também profissionais e demais interessados no assunto. A programação abrange palestras, oficinas e debates. A abertura oficial foi realizada na noite de quarta-feira, 27 de julho, e contou com a presença de diversas autoridades e mais de seiscentas pessoas prestigiaram a solenidade e a palestra com a educadora especial Rosângela Machado. As atividades seguem até sexta-feira, 29 de julho.

O objetivo do Congresso e do Fórum é proporcionar ações e reflexões que visam contribuir no aprimoramento do trabalho oferecido nas entidades onde são desenvolvidos programas e projetos de inclusão, garantia e defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A abertura oficial dos eventos foi feita pela presidente da Apae de Passo Fundo, Estelamar Roani, juntamente com o presidente da Federação Estadual das Apaes, Luis Alberto Maioli.

Palestra de abertura
A palestra de abertura foi ministrada pela educadora especial, professora Rosângela Machado, que falou sobre “O direito à diferença na igualdade de direitos”. A palestrante tem especialização em Educação Especial pela Universidade de Gunma e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e é doutoranda em educação pela Universidade Estadual de Campinas. “Além das barreiras de acessibilidade, das barreiras físicas, acredito que as nossas maiores barreiras ainda estão nas atitudes. Barreiras conceituais, no sentido de associar deficiência à incapacidade, deficiência à falta de autonomia, como se uma pessoa com deficiência não pudesse ser autônoma”, pontuou.
Confira mais informações sobre o evento no site www.upf.br/congressodasapaes.

Confira as palestras desta sexta-feira:

8h15min – Ministrante: Augusto Cury. Palestra: “Educação Especial e seus profissionais no contexto da inteligência socioemocional na melhoria do ensino aprendizagem”.
10h15min – Ministrante: Jorge Amaro. Palestra: “Sustentabilidade e acessibilidade: a pessoa com deficiência e os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS)”.
14h – Ministrante: Karyn Regina Jordão Koladicz. Palestra: “Distrofia muscular de Duchenne: conhecer para suspeitar”.
15h – Ministrante: Dra. Louise Lapagesse de Camargo Pinto. Palestra: “Doenças raras mucopolissacaridoses”.
16h – Ministrante: Ana Rosimeri Araújo da Cunha. Palestra: “Nós que aprendemos tanto: a inclusão e o papel das escolas especiais”.
Foto: Gelsoli Casagrande
Fonte: assessoria UPF




error: Content is protected !!