Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Delegado afirma que há indícios de remédios desviados da rede pública em esquema de venda ilegal em Erechim

A Polícia Civil de Erechim  prendeu na última quarta-feira (27) os donos de duas empresas distribuidoras de medicamentos que atuavam em Barão de Cotegipe e Erechim, além de uma farmacêutica. Os três  foram presos em flagrante  pelo delegado Gustavo Ceccon, titular da Defrec Erechim.

 

Diego Fossati (33), natural de Carazinho, e a ex-esposa, Manuella Samonek Haas (32), natural de Passo Fundo, operavam as empresas Eremed e Klima, localizadas no centro de Erechim.Eles foram indiciados por tráfico de drogas e adulteração de medicamentos, além de sonegação fiscal. A farmacêutica responsável pelas empresas, Daniele de Oliveira Constante Barros (37), natural de Maceió e moradora de Erechim também foi presa. Na empresa em Barão de Cotegipe a polícia encontrou uma  máquina para gravar código de barras e descobriu que os fraudadores utilizavam acetona para apagar registros em embalagens, tais como “venda proibida para ao comércio”, entre outros.

 

A máquina imprimia as etiquetas de códigos que eram coladas sobre os avisos de “venda proibida” ou “medicamento fornecido mediante receita médica”, entrando de forma invisível no controle das farmácias, podendo assim ser vendidos sem receita.

 

Em entrevista na Uirapuru, o delegado Gustavo Ceccon explicou que a polícia vai apurar  agora quais as farmácias que compravam medicamentos controlados. A adulteração nas embalagens era feita também para inibir tarifas tributárias e de venda restrita a hospitais, aumentando assim os lucros que poderiam chegar a 300%.

 

Este lucro era possível já que remédios com venda exclusiva para hospitais são mais baratos do que os demais. O delegado falou ainda que as investigações estão no início, mas há indícios de medicamentos desviados de órgãos públicos, o que poderá incluir mais pessoas no esquema.

 

Ainda conforme o delegado, os envolvidos não teriam relação com pessoas envolvidas em fraudes  de medicamentos ocorridas no passado em Barão do Cotegipe ou em outros Estados, mas já agiram da mesma forma em outras cidades gaúchas. Quando o esquema chegava ao fim eles mudavam de cidade, sem serem pegos. Há registros de que a dupla agiu da mesma forma em Carazinho e Porto Alegre.

Fotos JBV on line

Texto Rádio Uirapuru

 




error: Content is protected !!