Search
quinta-feira 4 junho 2020
  • :
  • :

OMS decreta emergência global em razão do coronavírus

Entidade revisou avaliação sobre doença, que infectou 7,8 mil pessoas e matou 170 em todo o mundo

OMS declarou emergência global devido ao coronavírus

OMS declarou emergência global devido ao coronavírus 

A Organização Mundial da Saúde revisou o risco do coronavírus e decretou emergência global de saúde em razão da doença, que infectou até esta quinta-feira 7.834 pessoas no mundo e levou 170 a óbito na China.  A decisão ocorre não apenas pelo que acontece no país oriental, mas também pelo que ocorre fora dele. Há, segundo a OMS, 98 casos de coronavírus registrados em 18 países fora da China. Oito desses casos foram passados de pacientes para pacientes, em Alemanha, Japão, Vietnã e Estados Unidos.

Em entrevista coletiva, a OMS projetou que diversos casos ainda irão surgir fora da China e, provalmente, mortes, segundo o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom, que destacou que, neste momento, é importante que seja feita a prevenção do contágio.

A coletiva ocorreu à noite na Europa. Quase ao mesmo tempo, em Brasília, o Ministério da Saúde informava que o Brasil tem nove casos suspeitos da doença, sendo dois deles no Rio Grande do Sul. O Brasil, de acordo com a pasta, só irá declarar emergência quando um caso for efetivamente confirmado. Até lá, segue a avaliação de “perigo iminente”.

Essa é a sexta vez que a OMS decreta emergência global. Todas foram de 2009 até agora.

Correio do Povo



error: Content is protected !!