Search
segunda-feira 21 setembro 2020
  • :
  • :

OMS afirma que é cedo para decretar emergência mundial devido ao coronavírus

Representantes da entidade, contudo, fizeram a ressalva de que a decisão pode ser revisada a qualquer momentoNão há evidência de transmissão por contato humano fora da China, segundo a organização

Não há evidência de transmissão por contato humano fora da China, segundo a organização 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu nesta quinta-feira não declarar os casos de coronavírus confirmados em nove países até o momento como emergência de saúde pública, alegando que ainda é cedo para classificá-los dessa forma. Representantes da entidade, contudo, fizeram a ressalva de que a decisão pode ser revisada a qualquer momento.

“Não declarar emergência não significa que a situação não é séria”, afirmou um dos representantes da OMS em coletiva de imprensa. Ele acrescentou que a comunidade internacional deve ficar alerta para uma “possível epidemia” pelo problema. “O coronavírus ainda não se tornou uma emergência global, mas pode se tornar.”

Os representantes da OMS ainda destacaram que podem voltar a se reunir “a qualquer momento”, podendo ser até mesmo em um dia ou em uma semana, caso seja necessário reavaliar a situação.

Não há evidência de transmissão por contato humano fora da China

Não há evidências de transmissão por contato humano fora da China de um novo tipo de coronavírus que já afetou mais de 600 pessoas, informou a Organização Mundial da Saúde, nesta quinta-feira.

Por isso, a entidade não fez recomendações de medidas adicionais sobre cancelamento temporário de voos fora do país asiático, mas indicou reforço nas checagens por possíveis infectados nos aeroportos ao redor do mundo.

A OMS afirmou estar trabalhando para ter avanços no diagnóstico, tratamento e desenvolvimento de vacinas para o coronavírus. “Estamos completamente comprometidos em terminar esse surto o mais rápido possível”, afirmou um dos representantes.

A organização notou que várias das 18 mortes ligadas ao coronavírus até o momento foram de pacientes com condições preexistentes, como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares, que enfraqueceram seus sistemas imunitários.

Representantes da OMS afirmaram que ainda é cedo para declarar a situação como uma emergência mundial de saúde pública.

OMS: pode haver mais mortes por coronavírus nos próximos dias

A Organização Mundial da Saúde reconheceu que o número de mortes ligadas a um novo tipo de coronavírus, atualmente em 18, pode aumentar nos próximos dias, já que muitas pessoas diagnosticadas com o problema ainda estão no hospital. Até o momento, mais de 600 casos foram confirmados.

Em coletiva de imprensa, representantes da entidade afirmaram que “o surto está evoluindo” e é preciso acompanhar de perto e “cuidadosamente” a situação.
Questionados sobre a origem do coronavírus, eles afirmaram a investigação está em andamento, “mas ainda não há conclusões”.

Infográfico: Coronavirus
 
 



error: Content is protected !!