Search
quarta-feira 21 Fevereiro 2018
  • :
  • :

Ijui – Registrado terceiro caso de zika em gestantes no RS

Foram 40 ocorrências confirmadas até o momento, 16 delas autóctones

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou hoje estar monitorando a terceira gestante infectada pelo vírus zika, desde o início do ano, no Rio Grande do Sul. Moradora de Ijuí, ela está no segundo trimestre de gestação e recebe acompanhamento da vigilância em Saúde. O temor é de que o caso resulte em microcefalia para o bebê. Foram 40 casos de zika confirmados desde janeiro, sendo 24 da forma importada e 16 autóctones.
A Secretaria já vinha acompanhando uma grávida em Frederico Westphalen e um recém nascido em Ivoti. Sobre a microcefalia, até o momento foram confirmadas 1.434 casos no país, sendo que a concentração é maior no Nordeste. No RS, foram cinco ocorrências até o momento.
Ainda conforme a Pasta da Saúde, os números da dengue seguem sem aumento significativo nas últimas semanas. Ao todo, são 1.764 casos confirmados, entre os mais de 7 mil suspeitos. A maior concentração é na coordenadoria de Frederico Westphalen (414 casos), seguido pela de Porto Alegre (369) e Ijuí (326).
Em relação à distribuição no Estado, há 208 cidades com a presença do mosquito Aedes aegypti, o que representa 42% do total. “É evidente que houve um aumento muito expressivo nos últimos cinco anos da dengue no Estado. O crescimento tem sido contínuo. Por isso, é fundamental manter o controle da presença do mosquito”, enfatizou o secretário da Saúde, João Gabbardo. A principal medida é evitar a água parada, onde o mosquito deposita as larvas, como em calhas, ralos e vasilhames.
Radio Guaíba