Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Foto do leitor, hoje minha foto

Voo da Curicaca

A curicaca é uma ave da ordem dos Pelecaniformes da família Threskiornithidae.

Seu nome popular é onomatopaico, semelhante ao som do seu canto, composto de gritos fortes. Conhecida também como despertador (Pantanal), carucaca, curicaca-comum, curicaca-branca, curicaca-de-pescoço-branco e caricaca (algumas cidades de Minas Gerais).

A beleza física desta ave, como também de seu canto são muito bem exaltados no poema de Eulália Martorano Camargo, que faz ainda uma associação desta espécie com as araucárias (Araucaria angustifolia), uma cena típica dos Campos de Cima da Serra no Sul do País.

 

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) theristikos, theistron = ferramenta para colher, ceifar, foice; e do (latim) caudatus = referente à cauda. ⇒ Ave com bico em forma de foice e com cauda curta.

Características

macho costuma ser um pouco maior que a fêmea, atingindo 69 centímetros de comprimento e cerca de 143 centímetros de envergadura.
Distinguível pela coloração clara, asas largas e bico longo e curvo. Apresenta o dorso cinzento-claro, com brilho esverdeado, rêmiges e retrizes pretas; parte das coberteiras superiores das asas é esbranquiçada, formando uma mancha clara no lado superior da asa, visível durante o voo.


curicaca adulto

curicaca jovem

Subespécies

Possui duas subespécies reconhecidas:

  • Theristicus caudatus caudatus (Boddaert, 1783) – ocorre do Oeste da Colômbia, Venezuela, Guianas, norte do Brasil até o estado de Mato Grosso;
  • Theristicus caudatus hyperorius (Todd, 1948) – ocorre no Oeste da Bolívia, sudoeste do Brasil, Paraguai, Uruguai e norte da Argentina.

Aves Brasil CBRO – 2015 (Piacentini et al. 2015); (Clements checklist, 2014).

Fotos das subespécies de (Theristicus caudatus)
(Ssp. caudatus) (Ssp. hyperorius)

Theristicus caudatus caudatus

Theristicus caudatus hyperorius

Alimentação

Alimenta-se durante o dia e também ao pôr-do-sol. Tem alimentação variada, composta por artrópodes, como centopeias, aranhas, insetos adultos e larvas, entre outros invertebrados, podendo predar ainda pequenos lagartos, ratos, caramujos, anfíbios e pequenas serpentes, e até mesmo aves menores. Seu bico, longo e curvo, é adaptado para extrair larvas de besouros e outros insetos da terra fofa. É um dos poucos predadores que não se incomodam com as toxinas liberadas pelo sapo (Bufo granulosus), por isso este anfíbio pode fazer parte de sua dieta.


curicaca se alimentando

Reprodução

Costuma pôr de dois a quatro ovos, em ninhos de gravetos nas árvores ou mesmo grandes rochas nos campos. Os ninhos formam colônias numerosas durante o período de reprodução. Habita campos secos, alagados e pastagens.


Casal de curicaca

Ninho de curicaca

Ovo de curicaca

Filhote de curicaca

Hábitos

Vive geralmente em bandos pequenos ou solitária, procurando alimento em campos de gramíneas ou em alagados. É diurna e crepuscular. Anda em pequenos grupos, que à noite se empoleiram nas árvores. Gosta de planar a grandes alturas.


Bando de curicaca

Predadores


carcará (Caracara plancus)

Distribuição Geográfica

Presente em grande parte do Brasil onde haja vegetação aberta e lagoas, campos em solos pantanosos ou periodicamente alagados, como na Ilha de Marajó (Pará), Pantanal e Ceará. Encontrada também no Paraguai, norte de Argentina, norte de Uruguai e parte da Bolívia. No sul de América do Sul é presente outra sp. que não ocorre no Brasil. T. melanopis ocorre no sul da Argentina e Chile.


Ocorrências registradas no WikiAve



error: Content is protected !!