Search
domingo 5 maio 2024
  • :
  • :

Tudo pronto para o PAN MTB 2015

Brasileiros buscam medalhas na Colômbia na 19ª edição do Campeonato Pan-americano de mountain bike.

A cidade de Cota, próximo da capital Bogotá, na Colômbia, está pronta para receber a 19ª edição do Campeonato Pan-americano de mountain bike, que será realizado entre os dias 25 a 29 de março. São esperados aproximadamente 500 ciclistas de 20 nacionalidades para o principal evento continental do esporte. O destaque é que a competição oferece três vagas diretas para os Jogos na modalidade cross country olímpico, portanto, a briga pelo título promete ser acirrada.
A Colômbia é um país com grande tradição no ciclismo. Atualmente, os principais embaixadores são Nairo Quintana (Movistar), que consagrou-se recentemente campeão da clássica Tirreno-Adriático; e Rigoberto Urán, que defende a poderosa equipe belga Etixx Quick Step.
O Brasil, que sediou o Pan MTB 2014, vai mandar muitos atletas para Colômbia, em busca de pontos no ranking UCI. A seleção brasileira convocada pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) conta com 10 ciclistas, assim como os atletas avulsos que conquistaram o direito de participação por posicionarem-se entre os top 5 do ranking nacional.
A delegação é capitaneada por Henrique Avancini, 19º colocado no ranking mundial UCI, que está treinando na altitude colombiana há duas semanas, acompanhado de seu treinador Hélio de Souza. Henrique viajou logo após a vitória da CIMTB em Araxá (MG), dando sequência a sua preparação rumo a participação integral no circuito da Copa do Mundo UCI MTB XCO.
A competição será disputada a 2.600 metros acima do nível do mar, com isso essa aclimatação é fundamental.
“O período de adaptação e treinamento na altitude é muito importante para mim. A competição será disputada a 2.600 metros acima do nível do mar, com isso essa aclimatação é fundamental. Optei por fazer esse período de treinamento ao invés de chegar próximo a competição, pois desta maneira o efeito pós-prova é menos agressivo com o organismo”, esclarece Henrique que utiliza diferentes referências para aferir sua evolução nos treinamentos, desde ferramentas básicas, como frequencímetro cardíaco e cadência, medidor de potência à análise de lactato no sangue.
Os demais atletas na modalidade cross country são: Rubens Donizete, Ricardo Pscheidt, Frederico Nascimento, Sherman de Paiva, Luiz Coccuzi, Raiza Goulão, Isabela Lacerda e Erika Gramiscelli. No Downhill o representante será Lucas Bertol, atual campeão nacional. O técnico do time é Carlos Polazzo, acompanhado pelo dirigente Ruy Avancini e pela fisioterapeuta Carolina Avancini (Programa Brasil Medalha).
Para mais informações, o site oficial é federacioncolombianadeciclismo.com



error: Content is protected !!