Com quatro metros de comprimento e um de diâmetro, relíquia pesa cerca de sete toneladas, confirmou empresa
Técnicos encontraram uma relíquia pré-histórica em meio às obras de asfaltamento da VRS-823, no distrito de Vale Vêneto, em São João do Polêsine, na região Central do Rio Grande do Sul.
Os detalhes foram divulgados, nesta terça-feira, pelo governo estadual. O fóssil de uma árvore que excede 200 milhões de anos chamou a atenção de fiscais da empresa que monitora o impacto ambiental da pavimentação da rodovia.
Com aproximadamente quatro metros de comprimento e um de diâmetro, o tronco fossilizado pesa cerca de sete toneladas, conforme a equipe que realizou a remoção. Inicialmente, os profissionais observaram partes do tronco aflorando em um eixo da rodovia e, após a escavação, perceberam se tratar de um achado histórico.
“Precisamos da ajuda de um caminhão com um braço mecânico e retroescavadeira para retirar o tronco fóssil”, conta o biólogo e paleontólogo José Darival Ferreira, da SD Engenharia e Consultoria.
A peça vai ser conservada no Centro de Apoio a Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia, ligado à Universidade Federal da Santa Maria (CAPPA/UFSM), para fins de pesquisa e visitação turística.
A pavimentação na VRS-823, que havia sido temporariamente suspensa em razão da descoberta, teve os trabalhos retomados após a retirada do tronco.