Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

TRF4 nega pedido e mantém bloqueio de bens de Lula

Defesa do petista alega que ativos do ex-presidentes foram adquiridos antes da ação criminal que foi acusado

TRF4 mantém bloqueio de bens de Lula  | Foto: Nelson Almeida / AFP / CP Memória

TRF4 mantém bloqueio de bens de Lula | Foto: Nelson Almeida / AFP / CP Memória

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou o pedido de desbloqueio de bens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta terça-feira. A decisão é do desembargador federal João Pedro Gebran Neto que indeferiu liminarmente o mandado de segurança impetrado pela defesa do petista.

De acordo com o advogado Cristiano Zanin, o crime pelo qual Lula foi condenado envolveu apenas o triplex, já confiscado na sentença, e seria inadequado o sequestro de valores e bens de origem lícita, que foram adquiridos antes dos fatos apontados na ação criminal.

• Moro mantém bloqueio de R$ 9 milhões de Lula em previdência privada

Segundo Zanin, a decisão do juiz federal Sérgio Moro seria fundada em cogitação do Ministério Público Federal. Além disso, alegou que o magistrado de primeiro grau não poderia ter promovido novas medidas cautelares após a sentença.

• Por ordem de Moro, BC bloqueia R$ 606 mil de Lula

Para Gebran, o deferimento liminar pressupõe que haja risco de perecimento de um direito, sendo medida de urgência incabível neste caso. O desembargador frisou que Lula não comprovou que esteja em risco a sua subsistência. “O pedido de provimento judicial precário esbarra na ausência de urgência. Não socorre o impetrante a alegação genérica de que a constrição é capaz de comprometer a subsistência do ex-presidente”, concluiu.

Correio do Povo




error: Content is protected !!