Search
domingo 12 maio 2024
  • :
  • :

Secretaria da Saúde pretende fechar 3 mil leitos em hospitais de pequeno porte até 2018

Vagas serão substituídas por leitos na região Metropolitana e hospitais do Interior devem se transformar em unidades ambulatoriais, conforme a Pasta

Em coletiva de imprensa para apresentar as metas do Acordo de Resultados da Secretaria Estadual da Saúde, o titular da Pasta informou, hoje, que o Estado vai implementar a política de fechamento de leitos em hospitais de pequeno porte em cidades do Interior gaúcho. Até 2018, três mil vagas de internação serão fechadas e substituídas por leitos na região Metropolitana.
A Secretaria não fala em fechamento, mas em transformação das vagas em Pronto Atendimento nos municípios. Na prática, as direções das instituições do interior ainda não foram consultadas sobre essa redução. Porém, desde 2013, o governo federal determina a modificação de status de hospitais com menos de 50 leitos.
Segundo o secretário João Gabbardo, a meta é qualificar o atendimento, já que é impossível manter equipes especializadas de alta complexidade no Interior. “Gradativamente, nós criar vagas em hospitais de média e baixa complexidade na região Metropolitana e nos hospitais regionais do interior do Estado com maior capacidade de resolução. Ao mesmo tempo, os hospitais menores vão se transformar em unidades ambulatoriais”, ressaltou Gabbardo.
Em contrapartida, a Secretaria garante cerca de três mil leitos na região Metropolitana nos próximos quatro anos. Até o fim de dezembro, deverão ser entregues os hospitais de Osório e Santa Maria. Além disso, o governo repassou uma parcela dos recursos previstos para a ampliação das vagas em quatro hospitais em Alvorada, Cachoeirinha, Viamão e Cardiologia de Porto Alegre. Em cada uma das unidades, serão construídos 250 leitos nos próximos anos.
No Acordo de Resultados, lançado há dez dias pelo Piratini, a Pasta pretende, além da criação de leitos de média e alta complexidade, dar prioridade ao atendimento básico em saúde de adultos e crianças. A Secretaria ainda projeta a redução de internações desnecessárias. A expansão do uso do Telessaúde é uma possibilidade.



error: Content is protected !!