Secretaria de Educação finaliza com sucesso a II Semana Artístico Literária
Ocorreu durante os dias 23, 24 e 25 de outubro a II Semana Artístico Literária da Rede Municipal de Ensino de Sarandi, que teve como objetivo estimular a leitura direcionada à compreensão do conhecimento amplo que os livros proporcionam, bem como incentivar a leitura como caminho para a construção do conhecimento.
O lema do Ano da Leitura de 2019 foi “Ler para conhecer, aprender e criar” destacando a importância da leitura para desenvolver as competências necessárias para que as crianças trilhem seus próprios caminhos de cidadania. Neste ano a Semana Artístico Literária contou com a participação dos autores Pablo Morenno, Angélica Rizzi e Samuel Schneider. Além disso a programação incluiu os espetáculos da Equipe Teatral Depois da Chuva e as apresentações das escolas Pe. Luiz Vigna, Milton Alves de Souza e Maria Fortunata Armanini.
Na cerimônia de abertura, que aconteceu dia 23 estiveram presentes a Primeira Dama, Marosane Cardozo, o Secretário da Educação, Paulo Kasper, o Vereador Oclides Barbiero, a Diretora Clacir Leão Almeida da EMEF Pe. Luiz Vigna, que sediou o evento e demais diretores das escolas presentes.
A diretora Clacir Leão Almeida, da EMEF Pe. Luiz Vigna, em sua fala destacou que a leitura muitas vezes é esquecida devido a tecnologia, mas ela é fundamental para o aprendizado e nada consegue substituí-la. O Secretário da Educação, Paulo Kasper, ressaltou a alegria em participar e promover a Semana Artístico Literária, que ele chamou de “festa da cultura e festa do conhecimento”. Também ressaltou que “os alunos que leem voam, conhecem novos mundos e sempre estão mais preparados”. Após os alunos prestigiaram o teatro O Silencioso Mundo de Flor” e, pela parte da tarde, prestigiaram o autor Samuel Schneider.
No segundo dia do evento, esteve presente a autora Angélica Rizzi que é cantora, compositora, jornalista, escritora e palestrante. Possui 14 livros publicados. Apresentou uma vasta obra, que abrange gêneros literários como romance, poesia, conto e literatura infantil. Na oportunidade Angelica apresentou um Sarau “Palavra Cantada”. Ainda neste dia, o evento contou com Samuel Schneider é professor, historiador e advogado. Escreve sobre uma das temáticas mais polêmicos do século XX: o nazismo. Suas obras, baseadas em documentos originais alemães, misturam a habilidade literária com rigor científico.
Na sexta-feira, último dia de evento, o autor presente foi Pablo Morenno, que é licenciado em Filosofia e bacharel em Direito. É Membro da Academia Passofundense de Letras, ocupando a cadeira cujo patrono é Érico Veríssimo. Com suas palestras conversa com todos os públicos sobre a importância da leitura e da arte na vida.
Decom – P.M.Sarandi