Sarampo: a vacina é a principal forma de prevenir a doença
Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo segue até dia 30 de novembro
Acontece de 18 a 30 de novembro de 2019, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. Durante esses dias, o Centro de Atendimento Municipal de Saúde (Postão) estará atendendo em horário diferenciado das 8 horas às 19 horas, sem fechar ao meio dia. O público alvo dessa etapa da campanha são pessoas de 20 a 19 anos, faixa etária que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo, de acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.
No sábado, dia 30 de novembro acontece o “Dia D” de vacinação. Nesse dia o Centro de Atendimento Municipal de Saúde (Postão) estará atendendo das 8 horas às 17 horas, sem fechar ao meio dia. Além do atendimento no Postão, haverá mutirão de vacinação nas Escolas de Ensino Fundamental dos Bairros Santa Catarina, Vicentinos e Kennedy.
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. sua transmissão ocorre quando o doente fala, tosse, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os sintomas do sarampo incluem febre alta acompanhada por tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, e manchas pelo corpo.
A única maneira de evitar o sarampo é pela vacinação, por isso a secretaria da saúde convoca todos os jovens de 20 a 29 anos não vacinados contra a doença ou com o esquema vacinal incompleto, que deve ser com duas doses da vacina, a comparecerem nos postos de vacinação.
Decom – P.M.Sarandi