Representantes do Departamento de Meio Ambiente e alunos da Escola Sarandi visitam o Aterro Sanitário de Trindade do Sul
Recentemente o Departamento Municipal de Meio Ambiente de Sarandi, representado pelas Biólogas Simone Tomazi (Licenciadora Ambiental) e Naiara De Zorzi (Fiscal Ambiental), juntamente com o 9º ano da Escola Sarandi, acompanhados pela Professora Letícia Pierdoná realizaram uma visita ao aterro sanitário de Trindade do Sul, onde são encaminhados os resíduos sólidos do Município através do Consorcio – CONIGEPU.
A visita teve como objetivo demonstrar aos alunos a importância do tratamento dos resíduos sólidos (lixo doméstico) que são produzidos e como se dá o destino final dos mesmos. A educação ambiental é de fundamental importância, onde recebem constantemente na escola esta informação pela professora da Turma.
O aterro sanitário é um local que recebe diariamente de maneira ordenada todos os resíduos sólidos urbanos (domésticos) produzidos pela população, lá é realizado a triagem dos materiais que chegam separados (segregados), identificados de acordo com a coleta seletiva implantada, após esse processo os resíduos recicláveis são vendidos (reaproveitados) e os orgânicos e rejeitos encaminhados para a célula de recebimento (aterro).
Durante a visita os alunos acompanharam todas as etapas do processo e puderam perceber a grande importância de nossa responsabilidade ao “separar o lixo” de maneira correta. Os resíduos secos são coletados somente nas quintas-feiras e os orgânicos nos demais dias da semana.
“É importante que toda a população se comprometa separando os seus resíduos em casa, para assim continuarmos a educação ambiental que os nossos filhos recebem na escola. O lixo tem jeito, através de nossa educação”, ressaltou a Bióloga Simone Tomazi.
P.M.Sarandi –