Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

Sarandi – Presidente do Legislativo avalia positivamente primeiro semestre na Câmara Municipal

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado

Presidente do Legislativo avalia positivamente primeiro semestre na Câmara Municipal

Na manhã desta terça-feira, 04/07, foi realizada uma reunião na Câmara Municipal de Vereadores, do município de Sarandi/RS, onde foi feito um balanço dos 06 meses da atual legislatura da Câmara de Vereadores sob a presidência do vereador Edson Tadeu Cezimbra ( PMDB). O presidente salientou inicialmente medidas econômicas adotadas desde o inicio da Legislatura e que perante o atual cenário da economia se torna difícil realizar investimentos, uma vez que está sendo destinada verba, somente para o que é de extrema necessidade, deixando de lado algumas melhorias que poderiam ser realizadas na “casa”, visando economizar recursos que poderão ser investidos pelo Executivo em áreas necessárias, assim, segundo Cezimbra, o Legislativo está colaborando com o municiio nesse momento de dificuldade financeira. Na reunião foi destacado tudo que foi realizado durante esses seis meses de Legislatura .
O presidente Edson Cezimbra salientou que todas as informações das atividades realizadas em seu mandato, estavam detalhadas e disponíveis no portal da transparência, e no site da Câmara Municipal de Vereadores de Sarandi, para quem deseja obter maiores informações.
Foram destaques nesse primeiro semestre: A redução do salário dos vereadores, presidente e funcionários em cargos em comissão, os Ccs, Chegando a um patamar que visasse a economia e que pudesse contemplar beneficamente a todos. O controle de gastos com material de consumo e expediente, reduzindo investimentos, evitando obras e reformas na casa. Colaborando assim, com a economia tambem implantada pelo Executivo Municipal com o qual o Legislativo tem colaborado mensalmente deixando nos cofres do Executivo os recursos que não seriam necessários á manutenção da Câmara de Vereadores
Nos primeiros seis meses os vereadores apreciaram e votaram 03 projetos de lei complementar; 24 projetos de lei do Legislativo; 37 projetos de lei do Executivo; 103 indicações; 14 moções para deputados; 50 pedidos de informação; 04 projetos de resolução e 12 requerimentos; e ainda a ealização da sessão solene em comemoração aos 78 anos do município de Sarandi, no dia 19 de junho;
Entre outras ações do Legislativo nesse semestre, o presidente Cezimbra ainda lembrou a iniciativa da Câmara Municipal na realização de uma reunião sobre a volta dos pedágios e duplicação da BR 386, onde representantes de várias cidades se reuniram e debateram o assunto, no mês de março. Uma vez que o município estava preocupado com a duplicação da BR 386 que não contemplava Sartandi com a duplicação conforme constava no projeto da ANTT, e com os valores das tarifas.
A Câmara de Vereadores de Sarandi ainda sediu reuniões regionais sobre a situação do presídio Estadual de Sarandi, onde foi discutida a possibilidade de transferir o mesmo para um local mais retirado da cidade, visando a segurança dos munícipes e solucionando os problemas estruturais do presídio , convocação do Secretário Municipal da Saúde para esclarecimentos sobre denúncias de possíveis irregularidades na concessão de medicamentos e do secretário de administração para esclarecimentos sobre situação habitacional do municipio e dos terrenos de propriedade do mesmo e tambem reuniões sobre o sistema de coleta de lixo com a bióloga Simone Tomazi, onde o projeto de lei será votado na próxima segunda-feira, devido à necessidade do município em ter uma lei de regularização dessa materia obedecendo legislação federal.
Cezimbra ainda destacou a participação do Legislativo na Feisa e em benefício á APAE de Sarandi alem da participação na negociação salarial entre Sindicato e Executivo, fornecendo suporte ao funcionalismo nas tratativas sobre o reajuste salarial dos funcionários da prefeitura e lembrou a realização do concurso, onde foi contratada uma empresa mais acessível (em termos financeiros), para que não precisasse realizar uma nova licitação licitação. A empresa responsável pelo concurso realizado foi a Fundatec e as vagas ofertadas já foram tiveram os vencedores definodos após as provas e a contratação deverá ser feita no final do ano.
O presidente ainda destacou a transparência nos atos do Legislativo, entre eles, a transmissão ao vivo das sessões pelo Facebook com a finalidade de melhorar a divulgação dos trabalhos dos vereadores.
Para finalizar a reunião o presidente EdsonCezimbra salientou que os trabalhos seguirão no mesmo ritmo no segundo semestre e que todos os projetos estão sendo analisados em conjunto para que possam entrar em vigor no prazo determinado e adiantou algumas atividades que serão realizadas no segundo semestre, entre elas uma sessão solene aos 60 anos da Cotrisal e dos 130 anos dos dos Padres Scalabrinianos no Brasil.

Gabriela Cristina dos Santos/ DiarioR)




error: Content is protected !!