Prefeitura inicia o Recadastramento Imobiliário
O Recadastramento Imobiliário é uma ação da Prefeitura de Sarandi que vai atualizar informações cadastrais de milhares de imóveis e seus proprietários, em todos os locais da cidade. O trabalho é gerenciado pela Secretaria Municipal de Administração, sendo realizado pela empresa Metrocil.
O cadastro imobiliário não era atualizado há muitos anos, portanto, a administração municipal necessita realizar tal ação, visto que o município cresceu muito nos últimos tempos. Assim, a Prefeitura terá subsídios para melhor planejar serviços urbanos e infraestrutura necessários em áreas como transporte, defesa civil, obras, saneamento, meio ambiente, segurança pública, rede viária, saúde e educação.
Essa atitude traz muitos benefícios para a população como: Regularização cadastral: os imóveis passarão a ser cadastradas com informações atuais e no nome do verdadeiro proprietário; Planejamento urbano: a administração municipal poderá melhor planejar serviços urbanos e infraestrutura necessários na cidade, além de utilizar as informações para fins de regularização fundiária entre outros benefícios.
O recadastramento é feito pelos Agentes credenciados da Metrocil, empresa contratada para executar os serviços, que estão visitando as residências para coletar dados sobre os imóveis e seus proprietários, estando devidamente trajados com uniforme e identificados com crachás.
Cabe ressaltar, que após o término do recadastramento, será iniciado o Plano Diretor do Município, sendo que o recadastramento é a primeira etapa para isso, uma vez que está ação tem por finalidade conhecer a realidade de toda a cidade.
O secretário de administração, Sidnei Piccini, afirma que essa medida é necessária e importante e terá impacto direto coma a arrecadação municipal o potencial econômico do município. “A arrecadação é importante, pois possibilita o aumento dos investimentos no curto prazo e mantém em funcionamento os serviços e programas públicos. Os proprietários de imóveis que não mantém os pagamentos tributários em dia são inscritos na Dívida Ativa do município e ficam impedidos de fazerem quaisquer tipos de transações envolvendo o imóvel enquanto a dívida não é liquidada”, disse Piccini.
“Nosso objetivo é conhecer a atual realidade imobiliária de Sarandi para planejar melhor a cidade. O recadastramento é fundamental para que possamos fazer o planejamento de acordo com as necessidades da população, distribuindo os serviços públicos de forma justa e igualitária”, disse o secretário Sidnei Piccini.
P.M.Sarandi – Joel De Brito