Com o fechamento da Delegacia de Serviço Militar o capitão foi transferido
Na manhã de segunda-feira, dia 26, o capitão do exército Rudi Rubens Webber esteve visitando o prefeito Paulo kasper com o intuito de se despedir do líder do executivo e de seu cargo (delegado da 14ªdelegacia de serviço militar de Sarandi) visto que recentemente o exército brasileiro divulgou o fechamento da referida delegacia em Sarandi, ato administrativo adotado em todo o país.
O capitão comandou a da 14ªdelegacia de serviço militar de Sarandi nos últimos dois anos e relatou a importância que o exército tem em toda sua vida profissional e também pessoal. Disse ainda que com o fechamento da delegacia e a extinção de seu cargo, será transferido para Cruz Alta, onde irá trabalhar até a sua aposentadoria que ocorre logo em 2017.
Webber também explicou ao prefeito que o encerramento das atividades da delegacia não afetará o processo de alistamento militar em Sarandi. Disse que o alistamento tradicional, de forma presencial, será mantido normalmente, através da junta do Serviço Militar – órgão municipal que funciona no mesmo endereço da delegacia, abaixo da academia Kórpore, os jovens terão também a opção do alistamento online, através da internet, por meio de várias plataformas digitais:
“O serviço militar passa por profundas modificações em todo o país, por etapas, visando adequar-se à nova realidade, que é baseada na tecnologia digital. Sou muito grato ao exército brasileiro por tudo que representa em minha vida. Fui transferido para cruz alta, mas permanecerei residindo em Sarandi, pois amo este município”, disse o oficial.
O Capitão Weber é gaúcho de Não-Me-Toque e sentou praça em 04 de fevereiro de 1980. Possui os cursos de Formação de Sargentos de Carreira, realizado na Escola de Sargentos das Armas, em Três Corações-MG; Curso de Operador de Radar e Direção de Tiro, realizado no Rio de Janeiro-RJ; Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, realizado em Cruz Alta-RS, Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa, realizado na Universidade Federal de Brasília. É credenciado pelo Exército em Língua Espanhola. Foi condecorado com as Medalhas da Ordem do Mérito Militar (Grau Oficial), a mais alta condecoração do Exército; Medalha Militar de Ouro; Medalha Corpo de Tropa (ouro); Medalha do Pacificador (Medalha de Caxias); e Medalha do Serviço Amazônico. O Capitão Weber possui em seus assentamentos uma Ação Meritória de Caráter Excepcional, consignada pelo Chefe do Departamento-Geral do Pessoal do Exército em virtude de salvamento que realizou no ano de 1987, com alto risco de vida.
Serviu no 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (Cruz Alta-RS), no 13º Grupo de Artilharia de Campanha (Cachoeira do Sul-RS), no 25º Grupo de Artilharia de Campanha (Bagé-RS), na 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea e Comando da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Uruguaiana-RS), no Comando Militar da Amazônia (Manaus-AM), no Comando Militar do Nordeste (Recife-PE), no Comando da 5ª Região Militar (Curitiba-PR), no Comando Logístico, Diretoria de Avaliação e Promoções, Ministério da Defesa e no Comando de Operações Terrestres (Brasília-DF).
Entre outros, exerceu os seguintes cargos ao longo dos seus 35 anos de serviço: foi chefe de Peça do Obuseiro 105 mm Biflecha, 105 mm Monoflecha, Lançador Múltiplo de Foguetes e do Sistema Fila da Artilharia Antiaérea; foi Auxiliar de Almoxarifado, Sargenteante, Sargento Ajudante, Auxiliar de 1ª Seção (pessoal), Adjunto da Carteira de Promoções de Oficiais do Exército. Foi também Assistente de Oficial-General por mais de 10 anos e, desempenhou a função de Chefe da Carteira de Aquisições (munição e armamento) de todas as Polícias Militares do Brasil, cuja atividade exercia no Comando de Operações Terrestres, sua última Unidade antes de ser Delegado da 14ªdelegacia de serviço militar de Sarandi.
O prefeito Kasper agradeceu o empenho e a dedicação do Capitão Webber, que por mais de 2 anos atuou na delegacia de serviço militar de Sarandi, e aproveitou para parabenizar a honrada carreira que Webber constituiu ao longo de mais de 35 anos no exército brasileiro. “Sou um admirador do exército brasileiro, pois sei das grandes ações que desempenha, sejam de monitoramento, combate, sociais e cívicas. O Capitão Webber é um homem honrado, muito prestativo e certamente um exemplo de oficial”, disse o prefeito, que agradeceu a visita e por mais uma vez o parabenizou pelos trabalhos realizados no município.
P.M.Sarandi – Joel De Brito