Município decreta Situação de Emergência devido ao excesso de chuvas
Na tarde de sexta-feira, dia 02, o prefeito em Exercício, Glauber Kunzler e o Secretário Municipal de Administração Sidnei Piccini, assinaram o DECRETO EXECUTIVO N.º 3327, que declara a Situação de Emergência na zona rural e em parte da zona urbana do município de Sarandi em decorrência do alto volume de chuva.
As autoridades reiteram que a medida foi tomada devido à alta precipitação de chuva ocorridas nas últimas semanas acabou impondo grandes prejuízos à zona rural e parte da zona urbana do município.
O Secretário Piccini avalia que os prejuízos causados pelo grande volume de chuvas, afetou inúmeras lavouras, comprometendo a cultura do trigo e as pastagens para a produção de leite, e também danificou vias de acesso à propriedade rurais e estradas vicinais do interior do município, bem como várias das ruas e avenidas da cidade que tiveram parte de sua pavimentação asfáltica deteriorada.
O prefeito em exercício, Glauber Kunzler, complementa que o excesso de chuvas está impossibilitando o deslocamento de máquinas agrícolas, o tráfego de veículos para a coleta do leite/suíno e para o transporte escolar, tanto quanto está causando inúmeros transtornos ao trânsito na cidade, enfim trazendo sérios prejuízos à população em geral.
Sendo assim, fica declarada Situação de Emergência em razão do desastre em toda a zona rural e em parte da zona urbana do município, conforme especificado no formulário de informações do desastre – FIDE e demais documentos em anexo a este Decreto, em virtude do desastre classificado como enxurrada (COBRADE – 12.200).
A situação de anormalidade é válida para as áreas comprovadamente afetadas pelo desastre, conforme o contido no Requerimento/FIDE anexo a este Decreto. Confirmou-se também, a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, no âmbito do município, sob a coordenação da Defesa Civil local.
Na segunda-feira, o secretário Sidnei Piccini viajou para a capital do estado, Porto Alegre, oportunidade em que manteve audiência com a Defesa Civil Estadual e explanou sobre os prejuízos causados pelo excesso de chuvas em Sarandi, buscando assim, auxílio do estado diante desta preocupante situação.
P.M.Sarandi – Joel De Brito